O SOMBRA: Tudo sobre a política na Região dos Lagos nesta terça-feira, dia 06

São Pedro da Aldeia 

São Pedro da Aldeia ganha, a partir amanhã, uma Feira Agroecológica com produtos frescos e cultivados por produtores rurais do próprio município. A feira vai funcionar das 7h às 13h, na Rua Epaminondas Pereira Nunes, número 9, em Nova São Pedro, conhecida como Rua do Toshi. A iniciativa será realizada todas as quartas-feiras e é resultado de uma parceria entre o Projeto Quintais Produtivos do Sebrae Rio e a Prefeitura. A feira será exclusiva para produtores que trabalham com cultivos orgânicos e agroecológicos. A proposta é facilitar a venda direta dos alimentos, gerar renda para os agricultores e oferecer aos moradores produtos frescos e de procedência local.

Cabo Frio

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio terá uma programação de 233 voos entre dezembro deste ano e março de 2027, com previsão de aumento na movimentação durante a temporada de verão. Considerando pousos e decolagens e uma média estimada de 120 passageiros por voo, a programação pode movimentar cerca de 56 mil passageiros. Pelo menos metade devem vir para Região dos Lagos. Dos 233 voos previstos, 126 são internacionais. Segundo a estimativa divulgada, considerando os gastos médios de turistas nacionais e internacionais, a movimentação dos passageiros que chegam à região pode representar um impacto potencial de mais de R$ 90 milhões de reais na economia da região no verão.

Iguaba Grande 

 Iguaba Grande recebe na sexta-feira (9) a Van Experience da Enel, que vai oferecer atividades educativas e orientações sobre o uso consciente e seguro da energia elétrica. A ação será realizada das 8h às 16h, no Colégio Dr. Francisco de Paula Paranhos, no Centro. A van interativa conta com recursos de tecnologia de realidade aumentada. A programação também inclui ações da Enel em outros municípios da região e do estado, como Maricá, Magé e São Gonçalo. Em Iguaba, os moradores poderão participar gratuitamente das atividades durante todo o horário da ação.

Arraial do Cabo

O Resgate Municipal de Arraial do Cabo passa a contar com uma Central de Atendimento única, responsável por receber e organizar os chamados de emergência de toda a cidade. A mudança tem como objetivo tornar o atendimento mais ágil e eficiente, facilitando o acesso da população ao serviço, inclusive nos distritos. A partir de agora, em caso de emergência, os moradores podem entrar em contato com o Resgate pelos números 192 ou 0800 880 2111. O segundo canal também recebe chamadas pelo WhatsApp, ampliando as possibilidades de comunicação com a Central. Ao receber o chamado, a Central registra a ocorrência, identifica a necessidade do atendimento e direciona a ambulância e a equipe mais próximas do local. Com a centralização, o mesmo fluxo de atendimento passa a ser utilizado em toda a cidade, independentemente da região onde a ocorrência aconteça. Dessa forma, moradores do Centro, Monte Alto, Figueira e dos demais distritos devem utilizar os mesmos canais para solicitar o serviço de emergência. A população deve ficar atenta à mudança: os números utilizados anteriormente pelo Resgate Municipal serão desativados a partir do dia 30 de outubro. A orientação é que os novos contatos sejam salvos no celular e compartilhados com familiares, amigos e vizinhos.

Araruama 

A prefeita Daniela Soares anunciou um novo pacote de obras de drenagem e pavimentação em Araruama, ampliando as ações da gestão para melhorar a infraestrutura de ruas e bairros do município. Os serviços começam nos próximos dias e dão continuidade a um trabalho que, em um ano e nove meses, já contemplou 120 vias da cidade. O Rio de Janeiro enfrenta, há mais de um mês, um período de chuvas intensas. Em Araruama, as condições das vias têm dificultado o deslocamento da população e, em alguns pontos, até a circulação de ônibus que atendem às unidades escolares, afetando a chegada das crianças às escolas. “Estamos aqui acompanhando a situação da nossa cidade, mas adianto que tem asfalto chegando. O estado do Rio de Janeiro está recebendo chuvas intensas há mais de 30 dias e o nosso solo está completamente molhado. E o que deixa a gente sensibilizado é ver as nossas crianças, é ver nossas ruas, é ver os ônibus com problema para chegar nas unidades escolares. Araruama tem 167 anos e sofre todo esse tempo com problema de infraestrutura das ruas”, destacou a prefeita.

Saquarema 

No dia 22 de outubro, o Corre Saquarema Neon vai tomar as ruas da cidade com muita energia, esporte e animação.  A concentração será às 20h, na Praça do Coração, no Centro.  Vista-se de preto, leve sua garrafinha de água e vá fazer parte dessa onda de energia que contagia!  E tem mais: haverá distribuição de brindes para deixar essa experiência ainda mais especial. 

Veja também

IMG_6459

Árvore caí sobre ponto de ônibus em Búzios

IMG_6458

Forte São Mateus vai ganhar iluminação especial na abertura do “Cabo Frio Celebra Rosa” nesta terça

1C08B1E016EF8B94614AB9B0B76AC895048F_Garotinho2

Garotinho desiste de recurso e Ruas pode ser eleito no 1º turno

IMG_5730

O SOMBRA: Tudo sobre a política na Região dos Lagos nesta segunda-feira, dia 05