Ações de combate ao Aedes aegypti estão sendo realizadas em pontos estratégicos de Cabo Frio

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental realizou nesta segunda-feira (01) ações de combate a focos do mosquito Aedes aegypi, transmissor das arboviroses urbanas (dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana). O trabalho foi feito em dois pontos estratégicos da cidade: o Mercado Municipal Sebastião Lan e o Depósito Municipal de Veículos.

Ao todos 40 agentes de combate a endemias da Coordenadoria coletaram possíveis focos do mosquito e fizeram o trabalho de bloqueio no entorno, em um raio de 300 metros desses locais, que consiste em inspecionar residências, ralos e aplicação de larvicida, além de eliminar pontos de água parada.

De acordo com a coordenadora municipal em Saúde Ambiental, a bióloga Andreia Nogueira, esses locais da ação foram escolhidos porque são propícios à proliferação do mosquito, já que o depósito de veículos não possui cobertura e os carros podem acumular água parada, assim como caixas de produtos no mercado municipal.

“Por se tratar de pontos estratégicos, as ações nesses locais são contínuas. Todo o procedimento executado foi em função de cuidados com a saúde e bem estar da população de Cabo Frio”, afirmou a coordenadora.

Na ação de hoje, foram colhidos três possíveis focos do mosquito, que seguiram para análise laboratorial de entomologia para confirmação se as larvas colhidas são da espécie Aedes aegypti. O resultado da ação integrará o Levantamento Rápido do Índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa) interno.

A Coordenadoria fica localizada na Rua Índia, nº 40 A, no Jardim Flamboyant. Solicitações e denúncias podem ser feitas através do telefone (22) 2644-7916.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here