Alunos aldeenses participam de ações educativas na Semana Nacional do Trânsito

0
65

Alunos do 4° e 5° ano da E. M. Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, do bairro Estação, e da E. M. José Teixeira Paulo, do bairro Balneário, integrantes do Programa “Caminhos para a Cidadania”, participaram de ações educativas na Semana Nacional do Trânsito. A atividade foi promovida pela CCR ViaLagos, em parceria com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação. O evento aconteceu no Shopping Graal, próximo à praça do pedágio, no município de Rio Bonito.

Para o coordenador municipal do Programa “Caminhos para a Cidadania”, Rubens Dias, a iniciativa possibilita que os alunos tenham uma visão de trânsito que contribuirá para vida deles no futuro, como motoristas e pedestres no dia a dia. “O passeio promovido buscou associar o estudo dos conceitos sobre educação no trânsito aprendidos em sala de aula, aliados a prática, visitando um local específico dos motoristas, que é a praça do pedágio, para que eles possam aplicar esses conceitos na vida enquanto adultos”, comentou.

Os estudantes receberam instruções sobre primeiros socorros com manequins, ministrados pela equipe do serviço SOS Usuário Médico, da CCR ViaLagos. Logo após, participaram de uma palestra com a Polícia Militar Rodoviária sobre sinalização de trânsito. Na ocasião, também foram promovidas ações de verificação dos níveis de glicose e da pressão arterial com a equipe presente.

Os estudantes fizeram a distribuição de desenhos e cartas, com mensagens sobre conscientização no trânsito, produzidos pelos alunos da própria rede, aos motoristas e funcionários do controle operacional da CCR ViaLagos. A partir da produção em sala de aula, os alunos confeccionaram o material para estimular a reflexão sobre segurança ao dirigir.

A estudante da E. M. Profª Carolina Nazareth, Fernanda Fernandes, de 11 anos, afirmou ter gostado muito do passeio. “As ações foram muito educativas, aprendi várias coisas com o passeio, como noções de primeiros socorros e como funciona o Controle Operacional da CCR”, disse a estudante do 5° ano.

A ação visou sensibilizar os condutores para refletirem sobre segurança no trânsito e fez parte da programação de atividades com foco na prevenção, realizadas pela instituição durante a Semana Nacional do Trânsito.

“O intuito da ação foi reforçar o conteúdo dado em sala de aula, colocando em prática o que é dado ao longo do ano, justamente em uma data comemorativa, que é a Semana Nacional do Trânsito. O motorista, quando recebe o desenho ou carta de uma criança, se sensibiliza mais, e esse era o grande objetivo, conscientizar as pessoas e levar essa mensagem de preservação da vida”, explicou a assessora da CCR ViaLagos, Luciana Sampaio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here