Três praias de Arraial do Cabo estão impróprias para o banho e uma análise será feita para avaliar se a água está contaminada. A Prolagos, concessionária de água e esgoto, coletou amostras na tarde desta segunda-feira (28) na Prainha e na praia dos Anjos.
As praias foram afetadas pelo rompimento de uma tubulação, que é da Prefeitura, na noite da última sexta-feira (25), quando a cidade foi atingida por uma forte chuva. Devido à maré alta, os materiais foram levados, neste domingo (27), da praia dos Anjos até a praia do Forno, conhecida pelas águas claras e paisagem paradisíaca.
Fotos mostram a diferença na coloração da água, que está esverdeada.
Banhistas estão sendo orientados pela Guarda Marítima quanto à proibição de mergulho nesses locais. A Prefeitura disse que a Lagoa de Monte Alto também está imprópria para o banho. O município aguarda o resultado da análise da água, solicitada à Prolagos pela própria Prefeitura.
“A amostra será enviada para um laboratório credenciado pelo Inea, que vai analisar a suspeita de contaminação causada pela descarga da rede de drenagem pluvial causada pelo excesso de chuva na sexta-feira à noite”, disse a Prolagos.
O resultado da análise deve sair em 20 dias, ainda segundo a concessionária. A Prefeitura informou que a tubulação foi fechada no sábado (26) e que as obras no local serão realizadas na próxima semana.
O rompimento da tubulação, segundo a Prefeitura, também afetou a Lagoa de Monte Alto.