Araruama é sede na Região dos Lagos para campanha nacional de coleta de DNA para identificar pessoas desaparecidas

Começou nesta segunda-feira (14) uma campanha nacional para coleta de amostra de DNA de familiares de pessoas desaparecidas. Na Região dos Lagos, a cidade escolhida como sede foi Araruama.

A ação vai até a sexta-feira (18) e é realizada das 09h às 12h e das 14h às 17h. O posto de coleta fica dentro do IML, localizado na Rua Doutor Bernardo Vasconcelos número 755, no Centro.

Os municípios atendidos pela ação nesta sede, além de Araruama são: Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Rio Bonito e Silva Jardim.

O objetivo da campanha é coletar material genético de dois familiares em primeiro grau da pessoa desaparecida, seguindo a ordem de preferência: pai e mãe, filhos (no caso de filhos menores de idades, os mesmos deverão vir acompanhados do responsável), e por último, irmãos – se forem do mesmo pai e da mesma mãe.

A coleta é feita por meio da retirada indolor de amostras da saliva.

O Governo do Estado reforça que o DNA do próprio desaparecido é ainda mais eficiente para ajudar nas buscas. Caso os familiares tenham itens de uso pessoal do desaparecido, como escova de dentes, aparelho ortodôntico, além de amostras de cordão umbilical e dente de leite, podem entregar no dia da coleta.

Depois da coleta, os peritos vão fazer o cruzamento do material genético do banco de dados nacional, que é atualizado diariamente, com perfis genéticos de pessoas vivas desconhecidas e de pessoas falecidas não identificadas.

No caso do resultado positivo para uma pessoa viva, a família será informada sobre a localização dessa pessoa que procura. No caso de resultado positivo para alguém que tenha falecido, o IML entrará em contato para realizar os procedimentos legais.

Importante: o familiar precisa levar o próprio documento de identidade e o Registro de Ocorrência feito em uma delegacia sobre o desaparecimento. Caso o parente tenha desaparecido há muitos anos e a pessoa não tenha registrado nenhum boletim, a orientação da Polícia Civil é que a mesma vá até uma delegacia mais próxima e registre a ocorrência, independentemente do tempo que tenha passado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here