Três filhotes de gambá foram encontrados, nesta terça-feira (26), agarrados ao corpo da mãe, que, mesmo sem vida, ainda parecia protegê-los. A família foi levada ao Instituto BW na esperança de que os pequenos tenham uma segunda chance.
A mãe gambá entrou no quintal de um morador na Praia dos Anjos e ali foi atacada por um cachorro que, por instinto, acabou matando o animal. Sem entender a tragédia, os filhotes permaneceram agarrados a ela, buscando calor e alimento.
O Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo da Secretaria do Ambiente e Saneamento foi acionado pelo número (22) 99936-1255. A equipe levou os animais até a sede do Instituto BW em Araruama.
Agora, os filhotes estão sob os cuidados do Instituto, onde receberão acompanhamento até que possam ser reintegrados à natureza. Pequenos, frágeis, mas resilientes, eles carregam a dura lição de que a vida selvagem segue desafiada pelas interferências humanas – diretas ou indiretas.
É importante lembrar que, animais silvestres circulam por Arraial do Cabo e medidas simples, como cercas adequadas e atenção ao comportamento dos pets, podem evitar encontros trágicos como esse. Você não deve tentar manusear ou espantar esses animais, acione o Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo para evitar acidentes.