A Prefeitura iniciou a elaboração do plano de ação ambiental para o período da alta temporada. Para a fiscalização, o Município conta com um efetivo de guardas ambientais, um drone, três carros, duas motos e dois barcos de pequeno porte.
As atividades, que já estão em andamento, são coordenadas pela Secretaria do Ambiente e Saneamento, que levantou os pontos considerados críticos com necessidade de maior presença das equipes de fiscalização, incluindo a Lagoa de Araruama.
A estrutura também conta com equipamentos de combate a incêndio, primeiros socorros, visão noturna e captura de animais peçonhentos e silvestres, além de treinamento da equipe especializada em sinistros mais graves – Grupamento Operacional Marítimo e Ambiental, que conta com 16 homens que realizam monitoramento ambiental 24 horas.
Dentre as ações previstas, estão o ordenamento das praias, o lançamento da campanha de não alimentação de aves, realização da segunda edição do Projeto Mares Limpos e a massificação da campanha do critério de uso de praias, tanto na sede quanto nos Distritos.
Devido ao período de alta temporada na cidade, as equipes reforçam a importância da participação coletiva para fiscalizar as ocorrências dos crimes ambientais. Para fazer qualquer denúncia, basta entrar em contato pelo número de WhatsApp (22) 99936 1255.