Arraial do Cabo terá palestra gratuita sobre a culinária local

0
205

A Prefeitura de Arraial do Cabo convida os representantes dos restaurantes locais e também a toda a população para participar da palestra gratuita sobre a culinária cabista que acontecerá na quarta-feira (26), às 14h, na Câmara Municipal. A palestra será ministrada pelo professor de gastronomia e coordenador do curso de eventos do IFF, o cabista Fernando Melo. O objetivo é levar um pouco da história e cultura local para subsidiar a participação de todos no 1º Festival Gastronômico do município, com o tema “Um Mergulho na Culinária Cabista”.

Fernando Melo, também pesquisador e escritor, é o autor do livro “Do mar à mesa: a pesca e a culinária típica da Região do Cabo Frio”, que abrange a culinária de Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, fruto da pesquisa para a dissertação de mestrado com o tema da pesca e alimentação cabista entre as décadas de 1930 e 1960. Durante a pesquisa, Fernando encontrou registros familiares desde 1780. “Minha família é cabista e a motivação foi contribuir para a preservação e estimular a valorização da nossa cozinha local e dos nossos produtos típicos. Cresci ouvindo as histórias e comendo alguns desses pratos que quase se perderam. O trabalho é pensado para permitir que as futuras gerações também conheçam essa parte da nossa cultura” comenta o escritor.

O livro traz o registro de memórias e dados sobre a alimentação da região em períodos que a tradição era pouco documentada. Através de entrevistas e dos registros desses conhecimentos transmitidos de forma oral Fernando buscou eternizar esses hábitos e costumes. “As pessoas que vivenciaram alguns períodos já estão muito idosas e, a cada geração, mais histórias vão se perdendo. Por isso a necessidade de dar voz a essas pessoas e valorizar o nosso passado culinário para construirmos a identidade culinária da nossa região” acrescenta Fernando, que é um dos organizadores do 1º Festival Gastronômico de Arraial do Cabo.

Durante a palestra de quarta feira, além da história, os participantes contarão com assessoria profissional para a elaboração de pratos, além de outros cursos de capacitação. Os interessados em participar do festival poderão fazer sua inscrição na hora. A ideia é que todos os pratos oferecidos tenham relação direta com a identidade de Arraial do Cabo.

O festival acontecerá de 6 a 23 de dezembro nos restaurantes locais. O evento é de iniciativa da parceria público privada entre Prefeitura, por meio das Secretarias de Comunicação e Eventos e de Turismo, Esporte e Lazer, Associação Comercial de Arraial do Cabo (ACIAC), Instituto Federal Fluminense (IFF) e SEBRAE, com o apoio da Superintendência de Cultura.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here