Búzios aplica Pfizer Baby em crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades

O governo do Distrito Federal (GDF) começou a vacinar crianças de 5 a 11 anos de idade contra a covid-19 neste domingo (16), com o primeiro lote com 16,3 mil doses pediátricas da Pfizer.De acordo com o GDF, as primeiras crianças a receber a vacina serão as que têm alguma comorbidade comprovada por meio laudo médico ou alguma deficiência permanente, bem como as crianças de 11 anos sem comorbidades. No Distrito Federal, esse público inicial corresponde a mais de 55 mil crianças. O DF tem uma população com 268 mil crianças entre 5 e 11 anos de idade, de acordo com dados oficiais. Segundo o planejamento do governo distrital, a idade para aplicação da vacina contra a covid-19 será reduzida à medida que os imunizantes sejam enviados pelo governo federal. Na UBS-05 (Unidade Básica de Saúde) de Taguatinga (DF) que tem 2.000 vacinas em estoque, o movimento foi tranquilo e com poucas pessoas aguardando para serem vacinadas. Sergio LIMA/Poder360 16.01.2022

Nesta quinta-feira (8), na Unidade Básica de Saúde (UBS), Dr. Paulo Ackerman, bairro Ferradura, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, das 13h as 15h, a imunização contra a covid-19 de crianças de seis meses a dois anos de idade com comorbidades. Pais ou responsáveis podem se dirigir a essa UBS para garantir a proteção da criança. Basta apresentar documento, cartão do SUS, carteirinha de vacinação e comprovante da comorbidade do bebê.

“A primeira ação de imunização com a Pfizer Baby está centralizada na UBS da Ferradura para que possamos ter a primeira perspectiva da procura pela vacina e, como o frasco só pode ser aberto uma vez, evitar desperdício do imunizante. ”, explica o secretário municipal de Saúde, Leônidas Heringer.

O esquema de vacinação primário será composto por três doses, com um intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose. Não está recomendada a intercambialidade com outro imunobiológico para completar o esquema vacinal.A vacina utilizada em todas as doses deverá será a mesma, a Pfizer Baby.

Comorbidades incluídas como prioritárias

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, as comorbidades prioritárias para vacinação com utilização da Pfizer Baby são diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here