Cabo Frio: Solar dos Massa lança campanha para comemorar o Dia Nacional da Biblioteca

0
418

 

Nesta segunda-feira (9) é comemorado o Dia Nacional da Biblioteca, e para celebrar a data o Solar dos Massa está lançando a campanha “Livros sobre Cabo Frio devem estar na Biblioteca Municipal”. Pra quem não sabe, o Solar dos Massa é a sede oficial da Biblioteca Pública Municipal Professor Walter Nogueira, abrigando 400 livros raros, 20 obras de artistas locais e o arquivo municipal, além do acervo fotográfico de Wolney Teixeira.

De acordo com o novo diretor do espaço, José Corrêa, o objetivo dessa campanha é criar uma biblioteca temática e especializada na leitura sobre Cabo Frio. “Temos hoje 138 livros temáticos da cidade que representam 64 autores locais, mas queremos ampliar ainda mais esse número. Quando tivermos recursos vamos adquirir livros já esgotados de autores antigos da localidade”, completou o diretor.

O foco da biblioteca é temático nos diversos gêneros da literatura: história, ficção, poesia e memória. Embora a prioridade seja autores locais, ela também comporta livros de autores regionais de São Pedro da Aldeia e Búzios, e em breve será ampliado para Araruama.

Ainda segundo José Corrêa, doações continuam sendo aceitas desde que sejam livros que tenham foco em Cabo Frio. A ideia é ampliar toda leitura sobre a cidade sendo um processo dinâmico e evolutivo. A campanha termina no dia 31 de agosto e vai ajudar a todos os leitores e pesquisadores.

O Dia Nacional da Biblioteca foi criado através do Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, que institui a “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca” e o “Dia do Bibliotecário”. O objetivo do Governo Federal era o de incentivar a leitura como método eficaz para a educação e formação das pessoas. O Solar dos Massa fica na Praça D. Pedro II, no Centro de Cabo Frio, entre a Praça Porto Rocha e o Canal do Itajuru.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here