Cães treinados vão reforçar a segurança junto a Guarda Municipal de Arraial do Cabo

0
214

A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da secretaria de Segurança Pública, colocou em prática mais um projeto para reforçar a segurança no município: o treinamento de cães para estarem em patrulha nas ruas junto com os guardas. Para que as ações sejam implantadas, um canil está em fase de construção da sede da secretaria e a primeira cadela já se encontra na unidade.

“Desde o início da gestão, o secretário Márcio Galo e o comando, já demonstraram interesse na criação de um canil na GM para melhorar os serviços prestados à população, uma vez que um cão pode ser eficaz em diversas ações da guarda” – afirmou o Guarda Municipal Willian Siqueira da Silva, do destacamento do canil.

A primeira cadela adquirida pela Guarda já conquistou a todos e atende pelo nome de Kira, da raça pastor alemão, que já é de conhecimento de todos quanto a competência no trabalho policial. “Kira tem quatro meses e é uma cadela de inteligência surreal, aptidão física, obediência e possui capacidade para realizar tarefas solicitadas que impressiona. Ela será um cão de proteção e sua instrução está em ritmo acelerado. Acreditamos que ela estará apta a atuar muito em breve” – completou Wllian, que participa diretamente do treinamento do animal.

Ainda de acordo com a Guarda, os animais serão treinados para áreas distintas de atuação. O objetivo é de que o projeto cresça e outros cães participem da equipe, cada um com sua especificação. Conheça algumas dessas áreas:

Cinoterapia: os cães que irão atuar na cinoterapia, serão coterapeutas, auxiliando na recuperação de pacientes.

Cães de apresentação:realizam um trabalho socialdentro das escolas, crechese no dia a dia com a população.

CDC: são os cães de proteção,treinados para atuar em eventos, no auxílio a manutenção da ordem e até em ações de captura de suspeitos em operações.

Cães de faro: serão treinados especificamente para localização de entorpecentes, armas e demais produtos ilícitos.

Cães de resgates: são treinados para salvamento em alto mar, localização de pessoas perdidas, e identificação de vítimas em desastres.

Os agentes que farão parte do canil já estão em processo de capacitação e qualificação na área. Na última semana, os Guardas participaram do Seminário de Obediência, Faro e Proteção para Cães, ministrado pelo adestrador Russo, na sede da própria secretaria. Foram passadas informações sobre identificação de cães capacitados, procedimentos veterinários, condução de um cão policial, prevenção de riscos de acidentes com os animais e ações de treinamentos gerais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here