Chega ao fim o período de defeso da Lagoa de Araruama


O defeso da Lagoa de Araruama chegou ao fim nesta segunda-feira (31). O período teve início no dia 1º de agosto e estavam proibidas as atividades pesqueiras profissionais ou amadoras em toda a extensão da Lagoa de Araruama. Em Cabo Frio, a norma valeu para a Praia do Siqueira, Praia das Palmeiras, Canal do Itajuru, entre outros pontos.

Em 19 de agosto, através da portaria SAP/MAPA Nº 1.217, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento alterou o período do defeso do camarão. Com a mudança, a partir do próximo ano o defeso do crustáceo passa a ser separado, no período de 1º de abril a 30 de junho.

O defeso da Lagoa de Araruama é realizado anualmente, proporcionando o restabelecimento do estoque pesqueiro natural e evitando que a captura do pescado esteja acima da capacidade de reposição. A determinação está prevista na Instrução Normativa Interministerial Nº 02, de 16 de maio de 2013 – MPA/MMA.

A fiscalização para garantir o cumprimento das normas foi realizada pela Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) e pela Guarda Marítima e Ambiental, que é um dos grupamentos da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio. As ações também foram integradas com as guardas ambientais dos outros quatro municípios banhados pela lagoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here