Defesa Civil de Cabo Frio alerta para chuva e ventos que podem chegar a 75,9 km/h

A Defesa Civil de Cabo Frio alerta a população para a possibilidade de ocorrência de raios e rajadas de vento fortes, entre quarta (10) e quinta (11), podendo se estender até sexta-feira (12). O município entrou em “Estágio de Observação” por causa dos efeitos do ciclone extratropical que está passando pela costa, causando ondas de até quatro metros de altura, chuva e ventos que podem chegar a 75,9 km/h.

A Marinha do Brasil emitiu aviso de ressaca. A previsão é de ocorrência de ondas de até quatro metros de altura entre as 9h desta quarta (10) e as 21h de sexta-feira (12). Os efeitos do ciclone extratropical já eram esperados em parte da costa do Estado do Rio de Janeiro.

A Defesa Civil de Cabo está com toda a equipe de sobreaviso. Em caso de ocorrências, a população pode ligar para os números de telefone: (22) 2647-0199 ou o 199. O Corpo de Bombeiros também deve ser acionado pelo número 193.

O superintendente de Defesa Civil de Cabo Frio, Marcus Dothavio, faz algumas recomendações aos moradores.

“Em casa, feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior do imóvel. Feche persianas, cortinas ou blecautes para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar. Os aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore. Evite deixar objetos que possam cair em locais altos. Mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas. E, fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios”, recomenda Dothavio.

Ainda segundo ele, se a pessoa estiver na rua, o ideal é não se abrigar embaixo de árvores ou de coberturas metálicas. Evitar a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar, assim como a permanência próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção. Evitar a passagem sob cabos elétricos, outdoors, andaimes e escadas. Estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, também não é recomendável.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here