Dia D para prevenção ao câncer de colo de útero em Búzios atende mais de 300 mulheres

0
53

A mobilização teve como objetivo ampliar a cobertura do exame e ao mesmo tempo sensibilizar as mulheres a manter o cuidado periódico disponível na rede municipal

Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria da Mulher e do Idoso, a Prefeitura de Búzios realizou, no dia 25, o “Dia D” de prevenção ao câncer de colo de útero no município. A campanha, voltada para as mulheres com a faixa etária entre 25 a 64 anos, realizou o exame preventivo contra o câncer de colo de útero, popularmente conhecido como “Papanicolau”, na Clínica da Família e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal, e foram coletados 310 preventivos.

A coordenadora da Atenção Primária de Saúde, Patrícia Paixão, explica que o exame é oferecido regularmente no município ao longo do ano, e que que essa mobilização teve como objetivo ampliar a cobertura do exame “Papanicolau” e ao mesmo tempo sensibilizar as mulheres procurar a UBS do bairro onde residem para manter o exame periodicamente.

Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolaou indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here