Dia Mundial da Limpeza tem ações nas praias de Manguinhos e Geribá, em Búzios

0
211

Moradores da cidade de Armação dos Búzios se reúnem nas Praias de Manguinhos e Geribá para a retirada de lixo no Dia Mundial da Limpeza, neste sábado (15). A expectativa dos organizadores era receber de 20 a 50 pessoas em cada praia.

Na Praia de Geribá, uma das mais badaladas do balneário, a ação surgiu através de uma parceira entre a ONG Route Global, que estará realizando ações neste sábado em diversas praias do Brasil e e de países como Estados Unidos, Portugal e Itália, e a Associação de Surf de Búzios.

“Aproveitamos o Dia Mundial da Limpeza para ganharmos força. Qualquer pessoa que quiser ajudar a mãe natureza, ajudar Geribá, é só chegar lá com uma luva e um saco de lixo”, disse Alberto Botelho, que é um dos organizadores.

Ele acrescenta que a Praia de Geribá é até consideravelmente mais limpa do que as outras, mas ainda assim tem muito microlixo, que se espalha com facilidade por causa do vento.

“Pedimos que as pessoas diminuam o consumo nas praias, pois os materiais descartáveis causam enormes problemas”, ressalta Alberto.

Marcelo Aguiar, que é um dos organizadores da ação na Praia de Manguinhos, conta que ele e Vinnicius Martins, atleta profissional de stand up paddle, resolveram este fim de semana por conta do período de maré baixa, que facilita a limpeza da praia.

“Infelizmente a praia de Manguinhos não possui o mesmo apelo turístico de outras e não recebe a atenção que merece. Além disso, ela sofre muito com resíduos que chegam pelo mar, em razão da sua posição geográfica. Nossa ideia é fazer esse mutirão para conscientizar o pessoal”, explicou Marcelo.

Para a estudante de Engenharia Ambiental e colaboradora dos mutirões Carolina Leal, a limpeza das praias é também de muita importância para a fauna local.

“Muitos animais, como tartarugas, golfinhos e peixes, se confundem com os plásticos e acabam ingerindo, o que pode causar a morte deles. Às vezes, as pessoas jogam lixo em uma praia, mas ele pode parar em outra por conta dos ventos e das marés. O mutirão mostra a quantidade de lixo que podemos tirar das praias em apenas um dia. Imagina a diferença que faria se tirássemos em vários dias?”, diz Carolina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here