Com o tema Literatura Regionalista, a Festa Literária deste ano tomou conta de todas as escolas municipais, além do Colégio Estadual João de Oliveira Botas e do Centro de Idiomas. Desde o início do ano letivo, os estudantes mergulharam no tema, pesquisando autores, suas principais obras, e desenvolvendo uma série de trabalhos na área da música, artes plásticas, e literatura, que agora serão expostos para o público.
Destaque da programação será a premiação dos alunos leitores e escritores, na abertura do evento, às 13h. Dezoito estudantes que mais freqüentaram a biblioteca de sua escola, que mais pegaram livros ao longo do ano, e cinco alunos que mais se empenharam no desenvolvimento de textos e poesias para a Festa Literária, receberão esta homenagem especial da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
A V Festa Literária de Búzios abrange todas as escolas, todos os segmentos de ensino, de forma divertida e pedagógica, com profissionais dedicados, ligados na importância em despertar o hábito da leitura.
Autora do projeto nas escolas, a secretária Deisemar Gonçalves, se diz satisfeita com a forma como o evento cresceu com o apoio de diretores e professores da Sala de Leitura, e destaca a inclusão do Centro de Idiomas e da Escola Estadual João de Oliveira Botas, que pela primeira vez participaram.
– O sucesso da Festa Literária mostra o amadurecimento da rede na política pública da leitura. O interesse de todos proporcionou que tivéssemos uma diversidade de cabeças focadas no mesmo objetivo, o que gerou um projeto coeso. Ano que vem a meta é englobar as escolas particulares num evento único – declara a secretária.