Exposição em São Pedro da Aldeia exibe artesanatos inspirados na vida marinha

0
45

Já está aberta para visitação gratuita, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos em São Pedro da Aldeia, a exposição de artesanato “Mosaico Criativo”. Assinada pelo artesão Guaracy Rodrigues, a mostra reúne 42 peças decorativas revestidas com conchas naturais, inspiradas na vida marinha. As obras ficarão expostas até o dia 20 de agosto e podem ser conferidas de perto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para evitar aglomerações, a entrada é restrita a grupos de até cinco pessoas por vez, com uso obrigatório de máscara de proteção facial.

Mostra reúne 42 peças decorativas feitas com conchas naturais
Foto:
Robson Cruz

Respeitando as medidas de prevenção à Covid-19, a abertura do evento aconteceu de forma on-line na noite desta quinta-feira (22). A live, transmitida via página da Secretaria Adjunta de Cultura no Facebook, foi conduzida pelo secretário da pasta, Thiago Marques, com a participação do artesão expositor.

“Por conta da pandemia, temos mantido todas as nossas atividades de forma remota, mas o mais importante é que não paramos. Nos adequamos aos novos formatos e temos buscado alternativas para continuar fomentando a produção cultural local, possibilitando com que a arte chegue à população. A nova exposição está lindíssima, certamente os nossos visitantes terão experiências únicas aqui. Vale a pena conferir”, disse Thiago.

A diretora de Cultura, Giselle Lima, o artesão, Guaracy Rodrigues, e o secretário da pasta, Thiago Marques, após a live de abertura do evento
Foto:
Robson Cruz

 

 

 

Na Casa da Cultura, as peças ganharam ambientação especial, inclusive com projeção audiovisual com temática “fundo do mar”. Para a montagem da exposição, também foram utilizadas redes de pesca, que ajudaram a compor os cenários marinhos. As obras de artesanato são feitas com a técnica do mosaico e a maior parte foi confeccionada com pedras e conchas naturais, em um trabalho minucioso feito pelas mãos Guaracy. Vale lembrar que o artesão tem o registro junto ao Governo Federal, que reconhece o trabalho com as conchas como matéria-prima.

Obras são feitas com a técnica do mosaico decorativo
Foto: Robson Cruz

 

Morador há quase sete anos do bairro Poço Fundo, Guaracy inaugura sua primeira exposição de artes manuais como convidado especial da prefeitura. “Agradeço à Secretaria de Cultura pela oportunidade. Essa abertura é importante não só para mim, mas para o universo da arte em São Pedro da Aldeia, de todas as vertentes artísticas da cidade”, afirma.

Decoração

Entre as peças expostas estão espelhos, mandalas, porta joia, vaso de cerâmica e diversos artigos para decoração – muitas delas feitas a partir da reciclagem e do reaproveitamento de materiais retirados do lixo. “Procuro usar muito a minha criatividade, criar com o que tenho à mão e um dos fundamentos do meu trabalho é fazer peças que sejam úteis para as pessoas, como é o caso dos espelhos. Todas as peças são únicas e altamente decoradas”, conta.

Os espelhos revestidos de conchas são um dos destaques da mostra
Foto:
Robson Cruz

Além da inspiração nas praias da região, outra característica muito presente nas obras é a preocupação com a simetria, a combinação de cores e o acabamento. “Sou muito crítico com meu trabalho, às vezes até demais, mas uma das coisas que sou mais elogiado é com o acabamento. Minha maior preocupação é com a qualidade”, ressalta.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here