Guarda Ambiental de Saquarema resgata filhote de jacaré em quintal de casa

Na tarde da sexta-feira, dia 28, os agentes da Guarda Ambiental de Saquarema foram acionados para realizar o resgate de um jacaré, medindo cerca de 45cm, que estava no quintal de um morador no bairro Jardim.
Resgatado, o filhote identificado como sendo da espécie Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) foi levado para avaliação veterinária e, como estava em boas condições de saúde, foi reintroduzido em seu habitat.

Espécie de hábitos noturnos, os jacarés durante o dia formam grupos para tomar sol. Podem viver até 50 anos e são animais ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies, uma vez que se alimentam dos animais mais velhos e fracos que não conseguem escapar de seu ataque. Além disso, suas fezes servem de alimento para os peixes e outros seres vivos aquáticos.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 ou do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here