Guarda Municipal de Búzios faz maior apreensão de animais Silvestre em cativeiro na história da cidade

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal Ambiental com Romu apreendeu nesta sexta-feira (22) mais de 40 aves silvestres em cativeiro, no bairro da Rasa. A maior apreensão de animais Silvestre em cativeiro, realizada na história do município.

Segundo denúncia anônima realizada através do 153, um morador tinha mais de 40 aves em cativeiro e sob maus tratos, na Rasa. Diante desta denúncia uma grande operação foi montada pelos agentes para averiguar a veracidade da denúncia.

Ao chegarem ao local, e com autorização do proprietário, foi constatada a veracidade dos fatos.

A Guarda Municipal Ambiental, com apoio da Romu, apreendeu no local:

– 36 gaiolas

– 8 alçapões

– 3 anilhas falsas

46 pássaros

– 24 Coleiros (Sporophila caerulescens)

– 10 Canários da Terra (Sicalis flaveola)

– 2 Tico-ticos (Zonotrichia capensis)

– 6 Tizis (Volatinia jacarina)

– 1 Sanhaço (Thraupis)

– 2 Canários Belga (Serinus canaria)

– 1 Pardal (Passer domesticus)

De acordo com a GMA, a quantidade de pássaros na apreensão desta sexta-feira é a maior já realizada em Búzios. Suspeito de integrar grupos que vendem os espécimes no mercado clandestino, o indivíduo ficará à disposição da justiça.

A Fiscalização da Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo foi acionada e os responsáveis foram devidamente infracionados dentro do que prevê a legislação.

Os animais serão avaliados por um veterinário e devolvidos à natureza assim que possível.

Obs: Pardal e Canário Belga não são aves silvestres. Entretanto, também foram apreendidos por estarem ainda no alçapão armado (ilegal) e muito maltratados, respectivamente.

Quem deseja criar pássaros de maneira segura e legal deve procurar o SisPass (Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here