Guias de Turismo de Cabo Frio concluem curso de capacitação

Cerca de 30 guias de turismo de Cabo Frio concluíram, esta semana, o curso de qualificação promovido pelo Sindicato dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro (Sindegtur/RJ) em parceria com a Secretaria de Turismo. A entrega dos certificados aconteceu durante solenidade realizada no fim desta quarta-feira (26), no Terminal de Transatlânticos, com presença do secretário Radamés Muniz.

Segundo o presidente do Sindicato, Fernando Baptista, o curso para guias de turismo teve cerca de 30 horas/aula divididas em três dias, com foco na requalificação profissional, abordando questões culturais, sociais, tecnológicas e também históricas, com a participação da equipe da Superintendência de Turismo Histórico e Social da Secretaria Municipal de Turismo. Todo o conteúdo foi abordado em aulas teóricas e práticas presenciais (incluindo city tour), além de EAD (Educação à Distância através de apostilas).

“O guia de turismo, é por sua excelência e prerrogativas, um vetor natural de divulgação de qualquer destino turístico, além de ser o profissional indispensável no fomento, desenvolvimento e operacionalidade desta atividade sendo um suporte fundamental em todo o processo da cadeia produtiva do Turismo. E quanto mais qualificado ele é, melhor será o serviço oferecido aos turistas que visitam Cabo Frio”, explicou Fernando, lembrando que o conteúdo programático do curso também teve como objetivo enfatizar e proporcionar o estudo, a observação e a possibilidade de se criar novos roteiros para a melhor realização do fenômeno turístico no destino Cabo Frio.

Pela parceria firmada com a Secretaria de Turismo, o Sindicato dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro teve a contrapartida de também oferecer capacitação gratuita aos funcionários dos Centros de Atendimento ao Turista de Cabo Frio e da Guarda Marítima Municipal, com foco em hospitalidade a logística.

“Além de ser pioneira em todo o Estado do Rio, esta parceria entre a Secretaria de Turismo de Cabo Frio e o Sindegtur/RJ foi um grande passo na valorização tanto dos guias de turismo quanto dos profissionais que atuam no atendimento direto aos turistas, nos CATs. E mais do que isso, promoveu uma importante aproximação do setor privado com esses profissionais tão importantes dentro da cadeia produtiva do turismo”, explicou o secretário Radamés Muniz.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here