Hospital-Dia e Pastoral da Aids, em Cabo Frio, oferecem testagem de HIV e hepatites virais nesta sexta

Para marcar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, o Hospital-Dia, numa parceria com a Pastoral da Aids da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, promove um dia de testagem na próxima sexta-feira, dia 27. A ação acontece das 9h às 15h no consultório anexo à Matriz Auxiliar, que fica ao lado da cantina. Serão oferecidos testes de hepatites B e C, sífilis e HIV com resultados em até 30 minutos.

“Fazer o diagnóstico é forma de prevenção secundária. O mais importante é a prevenção primária, ou seja, se cuidar usando preservativos, por exemplo. Mas, ao fazermos o diagnóstico trataremos precocemente, o que evita complicações e aumento das doenças. Nos casos de sífilis e hepatite C é possível tratar e curar. Assim, cabe ao poder público promover ações desta natureza para que a população tenha acesso aos serviços e compreenda a importância de se prevenir contra as doenças”, explicou a médica Aparecida Castorina Monteiro dos Santos, coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites de Cabo Frio.

Segundo ela, serão colocados 400 kits à disposição da população e além da testagem a equipe vai oferecer aconselhamento antes e depois da realização do teste. Casos reagentes serão encaminhados para o Hospital-Dia, que é a unidade de referência de Cabo Frio, para realização de exames complementares e início do tratamento.

Os serviços realizados pelo Hospital Dia são orientação para realização dos testes, tratamento e profilaxia de várias doenças. O teste rápido é feito na unidade, gratuitamente, e o resultado fornece diagnóstico para HIV, sífilis, hepatites B e C. Além disso, o hospital também oferece o serviço de profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), uma medida de prevenção à infecção pelo vírus.

A terapia consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, tais como violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

O Hospital Dia fica localizado na Rua Expedicionários da Pátria, s/nº, em São Cristóvão, atrás do Hospital Municipal São José Operário. O atendimento de rotina é feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. O telefone é (22) 2645-3481. A Matriz Auxiliar da Paróquia Nossa Senhora Assunção fica localizada na Rua 13 de Novembro, Centro – Cabo Frio.

SAIBA MAIS SOBRE O HIV

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

A Aids é notificada se o indivíduo aparece no hospital com alguma doença oportunista (como câncer ou infecções) ou com a imunidade muito baixa; se, durante o tratamento dessas doenças, o paciente faz o teste de HIV e ele dá positivo, o caso é notificado como Aids

Como transmite
– Sexo vaginal sem camisinha
– Sexo anal sem camisinha
– Sexo oral sem camisinha
– Uso de seringa por mais de uma pessoa
– Transfusão de sangue contaminado da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação
– Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Como não transmite
– Sexo desde que se use corretamente a camisinha
– Masturbação a dois
– Beijo no rosto ou na boca
– Suor e lágrima
– Picada de inseto
– Aperto de mão ou abraço
– Sabonete/toalha/lençóis
– Talheres/copos
– Assento de ônibus
– Piscina;
– Banheiro
– Doação de sangue
– Pelo ar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here