Iguaba Grande promove Dia D Novembro Azul

A Secretaria Municipal de Saúde irá promover o Dia D do Novembro Azul, que acontecerá no dia 22 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A partir das 08h, haverá um café da manhã para homens acima de 60 anos, com coleta de sangue para realização de exames PSA (sigla em inglês que corresponde ao Antígeno Prostático Específico), além de palestras de conscientização com as enfermeiras. O Novembro Azul é uma campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O PSA é realizado através do exame de sangue e identifica as moléculas que são liberadas pela Próstata, inclusive quando ela está saudável. O que altera no resultado é a quantidade de PSA em circulação quando algum homem apresenta câncer de próstata, por exemplo.

Segundo o organizador do evento Anderson Carvalho, é fundamental que os homens participem dessa campanha. “Sempre tem uma resistência por parte dos homens e a adesão não é tão grande, mas a doença é muito mais comum do que todos imaginam, então é necessário que eles se informem e se cuidem”, destacou Anderson.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here