O primeiro dia do Projeto Botinho, maior colônia de férias da América Latina, movimentou a Praia do Forte e o Pontal de Santo Antônio, em Tamoios. Mais de 300 crianças participaram na manhã desta segunda-feira (16) das atividades do projeto, realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança, via Superintendência de Defesa Civil. Ao todo, são 240 crianças participando das atividades na Praia do Forte e 90 em Tamoios.
As atividades acontecem até o dia 27 de janeiro, voltadas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Todas as manhãs, os participantes vão participar de exercícios físicos na areia, além de receberem instruções sobre as condições do mar, primeiros-socorros, programações socioeducativas voltadas à educação ambiental e cidadania.
Segundo o superintendente Marcus Dothavio, a Defesa Civil de Cabo Frio está participando do evento, fornecendo efetivo, viaturas e estrutura.
“Nossos agentes vão participar também da programação socioeducativa, ministrando palestras sobre temas, como preservação do meio ambiente e de noções básicas de Defesa Civil, mostrando para a garotada como proceder em emergências”, afirma Marcus Dothavio.
Os participantes são divididos em três turmas, sendo elas Golfinho, de 7 a 10 anos, Moby Dick, de 11 a 14 anos, e Tubarão, de 15 a 17 anos. Ao fim de duas semanas, todos vão receber certificado e também farão demonstrações do que aprenderam ao longo do curso.