Mirelis Zerpa, esposa do Faraó dos Bitcoins, é presa pela Polícia Federal nos EUA

0
15

A venezuelana Mirelis Zerpa, mulher de Glaidson Acácio dos Santos, o “Faraó dos Bitiocoins” está presa. Ela estava foragida desde agosto de 2021, quando a Operação Krytpos, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF), prendeu o marido e outros sócios do esquema. A Polícia Federal informou que uma mulher venezuelana, foragida da Operação Kryptos, foi detida em Chicago, nos Estados Unidos. Resultado da cooperação internacional da PF com o U.S Immigrations and Customs Enforcement (ICE) e o Serviço Secreto norte-americano, a prisão ocorreu devido à ilegalidade da permanência da foragida nos EUA.

O site “O Antogonista” foi o primeiro a noticiar a prisão. Em comunicado, a PF afirmou que a mulher venezuelana tem contra si mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro “pelos crimes praticados contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa”. “A investigada era proprietária de uma empresa de consultoria em Cabo Frio, em nome da qual, a partir de 2015, foram firmados contratos de prestação de serviços para investimento em bitcoin, os quais eram oferecidos ao público em geral, incluindo pessoas jurídicas”, acrescentou.

Os contratos oferecidos pela consultoria da investigada prometiam rendimentos fixos mensais em uma quantia específica, sem autorização ou registro junto à Comissão de Valores Mobiliários. Os investigadores afirmam que a mulher, o esposo dela e cúmplices constituíram uma extensa rede para lavagem de dinheiro, que chegou a movimentar cerca de 38 bilhões de reais entre 2015 e 2021.

Operação Kryptos

Em agosto de 2021, a Polícia Federal deflagrou a Operação Kryptos para prender o dono da GAS Consultoria Bitcoin, Glaidson Acácio dos Santos, o Faraó dos Bitcoins. Ele é acusado de movimentar cifras bilionárias em um esquema de pirâmide financeira que envolve a negociação de criptomoedas. Glaidson prometia lucros de 10% ao mês nos investimentos em bitcoins. Segundo a PF, no entanto, ele nem sequer reaplicava os aportes realizados pelos clientes da GAS Consultoria. Em janeiro de 2023, ele foi transferido para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. Acusado de comandar um esquema de pirâmide financeira bilionário, ele estava preso em Bangu I, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio.Além do esquema de pirâmide financeira, Glaidson também responde por crimes de homicídio e tentativa de homicídio.

Nota da Polícia Federal

“Na manhã de quarta-feira (24/1), uma mulher venezuelana, foragida da Operação Kryptos, foi detida em Chicago, nos Estados Unidos. A prisão resultou de cooperação internacional entre a Polícia Federal, o U.S Immigrations and Customs Enforcement (ICE) e o Serviço Secreto norte-americano. A detenção ocorreu devido à ilegalidade de sua permanência nos EUA.A mulher tem contra si mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro/RJ pelos crimes praticados contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa.De acordo com a Operação Kryptos, a investigada era proprietária de uma empresa de consultoria em Cabo Frio/RJ, em nome da qual, a partir de 2015, foram firmados contratos de prestação de serviços para investimento em bitcoin, os quais eram oferecidos ao público em geral, incluindo pessoas jurídicas. Tais contratos prometiam rendimentos fixos mensais em uma quantia específica, sem autorização ou registro junto à Comissão de Valores Mobiliários.Com as investigações, foi possível constatar que a mulher, o esposo dela e cúmplices constituíram extensa rede para lavagem de dinheiro, que chegou a movimentar cerca de R$ 38 bilhões (trinta e oito bilhões de reais) entre 2015 e 2021.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here