“Na Prefeitura de Cabo Frio entra médico, sai médico e a Saúde fica cada vez pior”, diz Rafael Peçanha

0
558

Vereador de Cabo Frio, Rafael Peçanha, fez uma grave denúncia nesta semana, na Câmara Municipal, sobre o aumento expressivo de médicos atuando na cidade no atual governo, o que não condiz com a melhora no atendimento, que segundo o vereador, só piorou. Em entrevista exclusiva ao Jornal de Sábado, o Rafael Peçanha descreve a atual situação em que se encontra a Saúde de Cabo Frio.

JS – A questão da Saúde hoje é muito forte no quesito das reclamações. O senhor levou para a Câmara que existiam 565 médicos e agora, com o novo prefeito, 710, mas a Saúde não funciona.

RP – Essa é a questão. Saúde tem um grande investimento, sempre é preciso gastar bastante, mas ter resultado. E isso a gente não está vendo. Em novembro, nós estivemos essa percepção de 565 na folha de pagamento do então prefeito Marquinho Mendes. E nós fizemos um requerimento no poder Executivo nesta semana e recebemos a informação que são 710. Só que a população segue reclamando, até mais sobre acesso a medicamentosinsumos e funcionamento das Unidades de Saúde. Então, é importante que a gente possa entender isso. Se a proposta do governo é enxugar a folha, reduzir gastos, demitir quem não trabalha e nós temos mais médicos e isso não esta funcionando, alguma coisa errada está acontecendo. Vamos até o final investigar isso, vamos entrar essa semana com pedido de detalhamento dos profissionais: quais são, onde estão, os horários e chegar isso através de visitas surpresas nas unidades para ver se está funcionado desta maneira.

JS – O que chamou a atenção para o senhor levantar esse tema? A situação antes já era precária e agora com 710 piora.

RP – O aumento do gasto do pessoal e a falta do serviço prestado. Recebemos reclamações no governo Marquinho e agora recebemos até mais. Se o número de médicos aumentou, alguma coisa errada tem ai. A nossa questão não é menos ou mais médicos, quanto mais médico melhor, desde que funcione a Saúde.

JS – No papel de fiscal, vereador, dá para descobrir se esses médicos existem? Se estão indo para o trabalho?

RP – Sim. A gente tendo em mãos essa listagem de quais são os médicos, em que horário e local trabalham, a gente vai visitar tudo quanto é unidade de forma surpresa. Eu tenho disposição, durmo tarde e acordo cedo, vou a todos os postos de saúde, hospital, fiscalizar isso.

JS – Em Tamoios, segundo distrito, os moradores também estão sofrendo muito, reclamando. Tem filas para exames, as pessoas não estão conseguindo marcar. A sensação, segundo os leitores, é que a coisa piorou ainda mais.

RP – É verdade. A gente tem andado por Tamoios e se a Saúde do município já não está bom, no segundo distrito está péssima. A UPA de Tamoios não funciona, o hospital nunca funcionou e continua não funcionando. Nós temos hoje falta de medicamentos, insumos. Atendimentos graves estão sendo negados pela falta de estrutura que a UPA tem e a gente precisa focar nisso. Eu fiz cobranças desde o início do governo Adriano e fiz pessoalmente na quinta-feira (04) a ele, porque tivemos uma reunião sobre a questão de equipe de resgate da rodovia de Tamoios e essa falta de tudo, isso precisa ser emergencialmente resolvido. A Procuradoria já nos informou que foi aberto um processo licitatório para que esses medicamentos possam ser adquiridos e a gente vai pedir esse processo na semana que vem para poder acompanhar. Isso tem que ser resolvido para ontem, pois a gente não pode mais perder vidas, por causa da falta de estrutura de Saúde.

JS – Também há muitas reclamações no Hospital da Mulher e o Hospital da Criança que no início do governo se colou o muro e fechou.

RP – É verdade. A gente precisa retomar o Hospital da Criança, não estou preocupado se tem muro, se não tem, eu quero é que funcione. Isso que a gente precisa revolver. O da Mulher também. Todas as unidades de modo geral, precisam funcionar em Cabo Frio e não estão funcionando. Na prefeitura entra médico, sai médico e a Saúde fica cada vez pior. Então, tem alguma coisa errada tem e agente precisa resolver esse problema.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here