Pular para o conteúdo
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Obras no Forte São Matheus, em Cabo Frio, são iniciadas

Forte

A Prefeitura, através da Comsercaf, em parceria com a Secretaria de Cultura, vai começar nesta quarta-feira (8) as obras no acesso ao Forte São Matheus, na Praia do Forte. A ação será realizada pela empresa vencedora da licitação, LC Lobo Serviços ME e deve durar cerca de 30 dias. O investimento é de aproximadamente R$31 mil.

Durante o período programado, o guarda-corpo de todo o acesso ao Forte São Matheus vai ganhar hastes de aço inox, novas correntes, pintura com epóxi e a ponte será recapeada com cimento. “Estamos cuidando para que o cidadão cabo-friense tenha de volta a dignidade que merece. Afinal, resgatando os patrimônios culturais e turísticos, preservamos a história e identidade de Cabo Frio e temos a possibilidade de promover um turismo de qualidade” – disse o prefeito, Dr. Adriano Moreno.

Quem visita o local atualmente, pode perceber que o acesso ao monumento está precário. As correntes que compunham o corrimão cederam, assim como as hastes de sustentação, dificultando a chegada de visitantes. “A subida ao Forte apresenta riscos ao público, por isso, vamos tornar o percurso mais seguro. Todas as alterações foram aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e obedecem à normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas” explica Luiz Cláudio Gama, presidente da Comsercaf.

O Forte São Matheus é um dos pontos turísticos mais visitados de Cabo Frio. Foi construído entre 1616 e 1620 para defender a costa das invasões de ingleses, franceses e holandeses. Em 1956, o conjunto arquitetônico foi tombado pelo Iphan. “O Forte tem uma grande relevância histórica pois protegia a Boca da Barra da entrada dos piratas que queriam roubar o Pau Brasil. Essa reforma é muito importante porque possibilita que o turista e a população cabo-friense possam conhecer melhor a história da cidade” – diz a secretária de Cultura, Meri Damaceno.

Veja também

IMG_1242

O SOMBRA: Tudo sobre a política na Região dos Lagos nesta terça-feira, dia 14

IMG_2166

Pescadores artesanais de São Pedro da Aldeia já podem solicitar o Seguro Defeso 

IMG_2163

Arraial do Cabo prepara escolas para volta as aulas

IMG_2161

MPRJ expede recomendação para retirada de construções irregulares em Arraial do Cabo