Operação ‘Conexão Búzios’: MP e Polícia Civil cumprem mandados de prisão em operação contra crimes na Região dos Lagos

0
1032

Vinte e sete pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (31) em uma operação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) com a Polícia Civil. Ao todo, os policiais buscam cumprir 83 mandados de prisão e 87 de busca e apreensão contra crimes, como tráfico de drogas, extorsão, lesão corporal, homicídio e lavagem de dinheiro em cidades da Região dos Lagos do Rio.

Os presos estavam nas cidades de Armação dos Búzios e São Pedro da Aldeia. Do total, 15 já estavam em presídios e tiveram novos mandados de prisão cumpridos. A operação Conexão Búzios chegou até os acusados através de escutas telefônicas que revelaram as ações criminosas.

Segundo o Ministério Público, os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão são contra 60 denunciados integrantes de uma facção criminosa e 11 de outra organização criminosa.

A investigação aponta que no período de janeiro de 2018 até janeiro deste ano, os 71 denunciados se uniram para praticar os crimes no Rio de Janeiro e nas cidades de Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Búzios.

O foco principal eram comunidades carentes, tais como ‘Colina’ (em São Pedro da Aldeia), ‘Cem Braças’, ‘Capão’, ‘José Gonçalves’, ‘São José’, ‘Vila Verde/Cruzeiro’, ‘Alto da Rasa’, ‘Maria Joaquina’ (Búzios), ‘Favela do Lixo’ e ‘Boca do Mato’ (em Cabo Frio).

“Os denunciados praticaram o delito de tráfico ilícito de entorpecentes mediante utilização de armas de fogo e de intimidação dos moradores das comunidades de baixa renda da região”, afirma o MPRJ, acrescentando que os criminosos eram violentos e intimidavam os moradores com a chamada “lei do tráfico”.

Um dos mandados de prisão é contra uma empresa de fornecimento de sinal de internet. As investigações mostram que ela era comandada pelo grupo e explorava o serviço de forma irregular mediante ameaças feitas aos moradores.

Entre os acusados estão homens apontados como líderes de duas organizações criminosas. São eles Sidnei José Rodrigues Junior, o Neném; Samuel Henrique Terra; Gilberto Coelho de Oliveira, o Gil do Dendê; Ruberval Barcelos Mendonça, o Vaval; e Valdinei Quintanilha de Souza, o Dinho.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here