Palácio das Águias, em Cabo Frio, recebe a exposição de Chiquinho das muitas sucatas

0
273

O Palácio das Águias, em Cabo Frio, recebe a exposição de “Chiquinho das muitas sucatas” nesta terça-feira (14), a partir das 15h. A mostra segue em exposição até o dia 31 de maio, de quarta a sexta-feira, das 10h às 18h e sábado, das 10h às 16h, com peças de sucata e material descartável. Todas as obras de arte expostas são do artista Francisco de Assis Marques, mais conhecido como Chiquinho da Sucata.

Nascido em Araruama, na Região dos Lagos, em 1946. Ainda criança mudou-se com a família para Cabo Frio. Aos 11 anos, trabalhou com o pai numa companhia importante para a cidade e mais tarde, foi transferido para a oficina mecânica da empresa onde aprendeu solda e lanternagem. Na maioridade, montou seu próprio negócio e evoluiu de mecânico para serralheiro.

Francisco vê em peças como luminárias, portas, portões, mesas, esculturas antropozoomorfas e brinquedos, diversas formas de utilizar como matéria-prima o ferro e a sucata que encontra, especialmente na oficina mecânica para dar novos significados para os objetos, transformando-os em obras de arte.

“A profissão de lanterneiro eu aprendi, mas a arte veio assim, no lance. Desde pequeno, eu sempre gostei. O carrinho de brinquedo meu pai não comprava, era eu quem fazia, de lata. Achava que no lixo sempre dava para aproveitar alguma coisa”, ressaltou o artista Chiquinho da Sucata.

SERVIÇO

Palácio das Águias
Rua Érico Coelho, 72 – Centro
Aberto de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h e sábado, das 10h às 16h

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here