Polícia Federal realiza operação contra fraude na aquisição e registros de armas na Região dos Lagos

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (20) a Operação Ópla na Região dos Lagos do Rio. O objetivo de apurar a prática de crimes de fraude na aquisição e registro de armas, além de comércio ilegal de armas de fogo. Ópla significa arma em grego. 

Cerca de 60 agentes federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, em Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras.

De acordo com a PF, as investigações começaram em 2020, após a identificação de inconsistências em requerimentos de aquisição e registro de armas de fogo no âmbito da Delegacia de Polícia Federal em Macaé.

Após investigações, foi constatado que um despachante teria reunido laranjas para aquisição fraudulenta de armas de fogo, efetuando o pagamento de R$1.000,00 para cada pessoa que cedeu os dados. Com o registro da arma de fogo, o despachante suprimia a numeração e desviava o armamento para o crime organizado da Região dos Lagos.

A Polícia Federal informou que a investigação continua a fim de apurar e identificar a amplitude da organização criminosa, além do envolvimento de outras pessoas na prática dos crimes de falsidade ideológica e comércio ilegal de armas de fogo.

Investigação começou em 2020 após identificação de inconsistências em requerimentos de aquisição e registro de armas de fogo  — Foto: Polícia Federal/Divulgação


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here