Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, é recomendada pelo Júri Nacional para manter selo Bandeira Azul

A Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, está entre as candidaturas brasileiras recomendadas pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul para a temporada 2026/2027. A recomendação confirma que a praia aldeense segue atendendo aos critérios exigidos pelo programa internacional, que avalia aspectos como qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura e ações permanentes de educação ambiental. 

Em São Pedro da Aldeia, a conquista reflete o trabalho contínuo desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, com ações de conscientização que visam despertar o sentimento de pertencimento da população com o ecossistema aldeense. Entre as iniciativas de destaque também estão as ações da Secretaria de Educação, por meio da Coordenação de Educação Ambiental, que promove encontros nas unidades escolares para abordar temas como preservação dos ecossistemas lagunares, cultura oceânica e sustentabilidade. As ações buscam aproximar os estudantes da realidade ambiental do município e incentivá-los a atuar como multiplicadores de práticas sustentáveis.

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, falou sobre a conquista. “A recomendação da Praia das Pedras de Sapiatiba pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul é o reconhecimento de um trabalho coletivo muito importante. Seguimos empenhados em fortalecer políticas públicas que garantam a proteção da nossa laguna e a valorização do nosso patrimônio ambiental para as próximas gerações”, destacou.

Localizada no bairro Praia Linda, às margens da Lagoa de Araruama, a Praia das Pedras de Sapiatiba se tornou referência nacional ao unir preservação ambiental, acessibilidade, segurança e uso consciente do espaço público. O novo parecer favorável do júri nacional é mais um passo para a manutenção da Bandeira Azul, uma das certificações mais importantes no cenário global. 

Veja também

IMG-20261010-WA0023

Funcionário de supermercado de Iguaba Grande está desaparecido após viagem ao Rio

IMG_6560

Praia do Forte, em Cabo Frio, recebe fiscalização de carrinhos a gás e novos corredores de segurança

7b469c29-9ac8-41c5-a88f-d1f40b1a96a1

Arraial do Cabo espera receber cerca de 600 mil turistas durante a Semana do Saco Cheio

IMG_6556

Prefeitura de Búzios conclui demolição de estruturas na Praia Brava e prepara recuperação ambiental