Praias em Cabo Frio, Arraial do Cabo, Araruama e Saquarema tem trechos impróprios para banho

0
1010

Três praias de Cabo Frio tiveram trechos consideradas impróprios para banho em pesquisa recente divulgada pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea). 

De acordo com o levantamento, trechos das praias do Siqueira, do Forte e Palmeiras tiveram resultados negativos em fevereiro. 

Outras praias da Região dos Lagos também foram avaliadas neste mês e algumas foram consideradas impróprias para banho. 

Araruama, é o ponto com mais locais impróprios. São oito ao total: Seca, Nobres, Areal, Pontinha e Iguabinha. 

Em Saquarema, são três locais considerados poluídos: as lagoas de Itaúna, do Boqueirão, e de Saquarema. 

Já em Arraial do Cabo, duas praias estão impróprias que são Monte Alto e Figueira, segundo o Inea. 

As cidades de Iguaba Grande e Armação dos Búzios não passaram pela coleta feita pelo Inea. 

Prefeituras se pronunciam sobre problema

A Prefeitura de Cabo Frio esclarece que a questão da balneabilidade das praias está diretamente ligada ao saneamento básico de responsabilidade contratual da concessionária Prolagos. 

Já a Prefeitura de Saquarema esclarece que a coleta feita pelo Inea foi no período chuvoso, e que é natural que a balneabilidade apresente resultados acima dos limites permitidos. 

A Prefeitura de Arraial do Cabo informou que está acompanhando a situação dos locais e que foi possível que as chuvas tenham afetado a balneabilidade.

Já a Prefeitura de Araruama disse que a cidade tem um cinturão de coleta no entorno da laguna, e, com isso, 80% do esgoto de Araruama deixaram de ser despejados na Laguna. O município informou, ainda, que realiza a fiscalização para bloquear ligações clandestinas. 

O que diz a Prolagos

A concessionária disse, em nota, que a Estação de Tratamento de Esgoto na Praia do Siqueira funciona de acordo com a licença de operação e atende aos parâmetros da legislação ambiental. 

A concessionária disse que, em breve, a unidade passará por obra de ampliação e será uma das mais modernas da região, atuando em nível terciário. O projeto está em fase de aprovação e licenciamento junto aos órgãos ambientais. 

A Prolagos explica que o sistema de esgotamento sanitário em vigor é o coleta em tempo seco, também utilizado em cidades como Paris, Madri, Lisboa e Londres. 

Desde agosto do ano passado, a concessionária iniciou obras de implantação de rede separativa em algumas localidades, como na Praia do Siqueira. A Prolagos informou ainda que irá investir R$ 50 milhões na conclusão do cinturão no entorno da laguna. 

“Além de Ubás, em Iguaba Grande, onde já foi implantado, em 2022, um quilômetro de rede que receberá o esgoto que sai dos imóveis iguabenses, até 2024, a obra também se estenderá aos bairros Recanto das Dunas, Vila do Sol, Jacaré (próximo ao Mercado de Peixe) e Porto do Carro, em Cabo Frio; Vinhateiro, Mossoró, Baixo Grande, Nova São Pedro e Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia; e Vila Industrial, em Arraial do Cabo; concluindo a faixa de proteção da laguna. A construção irá se somar aos 38 km de cinturão já implantados na área de concessão da companhia”, explica a Prolagos. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here