Prefeitura Casimiro de Abreu discute estratégias para acolher população em situação de rua

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, reuniu entidades como igrejas e associações, além de representantes de diferentes áreas do governo com o objetivo de discutir estratégias e medidas com a proposta de traçar ações para a população em situação de rua. A Sede do município vem recebendo um número crescente de pessoas nessa situação oriundas de outras cidades que, de acordo com a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, também têm o direito de ir e vir. A reunião aconteceu na última sexta-feira, dia 3.

“Uma das nossas atuações na Assistência Social é, por meio do Centro de Referência Especializado de Serviço Social (Creas), acolher os moradores em situação de rua e oferecer a assistência necessária com os serviços da rede pública, seja na área da saúde ou em outro setor. Para tratar a situação da população de rua é importante que toda a sociedade civil organizada, igrejas e outras instituições se unam, participem e estejam engajadas com o poder público municipal num trabalho em conjunto. Precisamos ampliar os serviços, oferecer atividades aos moradores de rua para que sejam emancipados”, explicou a secretária de Assistência Social, Leila Márcia Barbosa de Souza.

A proposta da Prefeitura é a criação um núcleo de apoio com profissionais de diferentes áreas e a participação de membros da sociedade civil para ajudar pessoas em situação de rua até que elas despertem o desejo de serem emancipadas.

As igrejas terão um papel importante nesse trabalho e, durante o encontro, se colocaram à disposição para apoiar a causa com projetos de inclusão social. Dentro de suas possibilidades, poderão oferecer atividades para preencher o tempo ocioso das pessoas em situação de rua, resgatando a cidadania e a autoestima, além de promover habilidades e o gosto pelas atividades desenvolvidas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here