Prefeitura de Cabo Frio convida moradores para contribuir com a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

0
434

A Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SeMob), convida a população para participar da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). Está disponível no site oficial da Prefeitura uma pesquisa de origem e destino com intuito de compreender as necessidades e expectativas dos bairros e regiões. Para participar basta preencher o formulário através link https://goo.gl/8o7rTJ ou nas redes sociais da “Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cabo Frio”.

O propósito desse levantamento é entender a atual realidade do município e colher sugestões para o futuro. Assim será possível concretizar os objetivos de ordenar a circulação, integrar os modos de transporte e promover a acessibilidade, aplicando todas as ações necessárias para a melhoria da infraestrutura viária e cicloviária.

“É um projeto de grande porte e a participação de cada um é fundamental para concluirmos juntos o Plano Participativo de Mobilidade Urbana. É essencial que se tenha a estatística dos veículos que circulam pelo município, assim podemos planejar as necessidades de forma adequada e compatível com as metas almejadas pela população. Não tenho dúvidas, vamos vencer esse desafio”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Marcelo Cardoso..

O PlanMob encontra-se em fase de elaboração, já tendo sido concluídas diversas etapas, dentre as quais a pesquisa volumétrica, que consiste na contagem de tráfego para compreender os deslocamentos realizados pela população natural e flutuante, considerando ainda o acesso aos municípios vizinhos. O projeto tem o objetivo de melhorar a qualidade do deslocamento dentro do espaço público, de forma segura, por meio de ações voltadas aos diferentes meios de transporte, priorizando a acessibilidade.

A partir dos dados já coletados, produtos como Educação para o Trânsito, Mobilidade e Turismo, Transporte não Motorizado e Transporte de Cargas estão em fase final. Vale ressaltar que o Plano de Mobilidade contemplará ainda projetos de Infraestrutura e Circulação, Transporte Motorizado Individual e Transporte Motorizado Coletivo: público e privado.

Dessa forma será possível traçar diretrizes para diminuir o tempo do trajeto entre as viagens percorridas por moradores e turistas, aperfeiçoar o transporte público e adequar as vias de modo a atender os diferentes modais, priorizando a malha cicloviária e o desenvolvimento sustentável, considerando as características sociais, culturais e topográficas do município.

“Essa é uma etapa fundamental da implantação do Plano de Mobilidade Urbana, ouvir a população. Sem isso não é possível construir um plano que atenda a todos”, declarou o prefeito Dr. Adriano Moreno.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here