Prefeitura de Cabo Frio divulga planejamento para o Carnaval 2019

A estimativa é que cerca de 250 veículos de turismo, como ônibus e vans, cheguem à cidade entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março

A Prefeitura de Cabo Frio finalizou o planejamento para o Carnaval que, neste ano, começa na próxima sexta (1º) e vai até a Terça-Feira Gorda (5). Para atender bem à população local e os cerca de 700 mil turistas que são aguardados para passar o período de folia no município, o governo municipal montou um esquema especial de trabalho para os serviços públicos essenciais. Confira a seguir o funcionamento, por setor.

Saúde

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio estabeleceu um esquema especial de atendimento nas principais unidades durante o Carnaval. Haverá reforço das equipes de enfermeiros, médicos, auxiliares de enfermagem e de serviços de limpeza dos atendimentos de emergência das UPA’s do Parque Burle e de Tamoios.

O esquema vai começar na sexta-feira (1º), e prossegue até domingo (10). As demais unidades de referência como o Hospital Central de Emergência/Hospital São José Operário (HCE/SJO), em São Cristóvão; o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS), no Jardim Esperança, e o Hospital de Tamoios, no segundo distrito, funcionarão em esquema de prontidão e suporte às UPAS’s, caso necessário. Além disso, haverá ambulância de prontidão na orla da Praia do Forte em local ainda a ser definido.

Comsercaf

A autarquia terá um plantão de funcionários e equipes serão remanejadas para acompanhar os desfiles dos blocos. A expectativa é que sejam recolhidas, em média, 400 toneladas de lixo por dia. Aproximadamente mil colaboradores farão a varrição e coleta de resíduos.

No Centro da cidade, as equipes vão se concentrar nos locais com maior fluxo de pessoas, como orla e Praça da Cidadania. O trabalho terá início às 5h, onde 30 funcionários farão o recolhimento dos resíduos com o auxílio de quatro retroescavadeiras, oito caminhões caçamba e dois graneleiros. Das 16h à 1h, outra equipe inicia a limpeza da área do Bolsão da Juju até a Avenida Litorânea, onde irá se concentrar a maioria dos blocos. A Praia do Forte receberá um mutirão de coleta duas vezes por dia: um a partir das 5h e outro às 17h.

No Peró, a coleta do lixo domiciliar vai começar uma hora mais cedo: às 6h. Quatro tratores e três caminhões toco, ficarão encarregados de auxiliar os funcionários na limpeza do bairro e das praias do Peró e Conchas. Já na Ilha do Japonês, os colaboradores contarão com o auxílio de uma embarcação para fazer a retirada dos resíduos.

No Segundo Distrito, a partir das 4h30, mais de 70 funcionários vão se dividir para fazer a limpeza da orla e praia. As equipes também irão acompanhar os blocos para fazer a coleta do lixo descartado pelos foliões.

Turismo

Cerca de 700 mil turistas devem passar o Carnaval em Cabo Frio. É o que revela levantamento feito pela Secretaria de Turismo do município. Segundo a Associação de Hotéis de Cabo Frio, a ocupação para os dias de folia está em 85%, com previsão de chegar a 95%, na próxima semana. No sábado (2), o município espera mais de 3 mil pessoas do navio Costa Fascinosa (Costa Cruzeiros).

A embarcação deve chegar por volta das 7h e partir às 18h. A viagem integra de um roteiro Premium com duração de sete noites. O cruzeiro parte de Buenos Aires no dia 24 de fevereiro; passa por Montevidéu, Angra dos Reis, Búzios e Cabo Frio até alcançar a cidade do Rio de Janeiro, no dia 3 de março. Fora do navio, a ideia é que os viajantes possam aproveitar a folia nos blocos de rua das cidades.

Posturas

A Coordenadoria de Posturas vai contar com 315 agentes de fiscalização para atuar nas praias e ruas do município. No primeiro distrito, serão 250 fiscais para trabalhar nas praias do Forte, do Peró e das Conchas e também no Jardim Esperança. Em Tamoios, o contingente será de 65 profissionais.

A estrutura vai contar com três tendas, sendo uma base na Praça da Cidadania e outras duas na Praia do Forte. Para ajudar a monitorar o espaço territorial, a coordenadoria vai contar com três carros e quatro bicicletas.

De acordo com a Coordenadoria, o principal foco da atuação no Carnaval é coibir a ação de vendedores ambulantes sem licença para trabalhar e de fora da cidade. Denúncias de irregularidades podem ser de forma anônima pelo WhatsApp (22) 98835-4140.

Ordem Pública
A Coordenadoria Geral de Ordem Pública irá atuar entre os dias 1º e 5 de março com aumento de 100% no efetivo. O reforço irá acontecer tanto no primeiro distrito como em Tamoios. Da mesma forma, a Guarda Marítima terá o contingente dobrado.

No Peró, devido o grande número de turistas e veículos, haverá um contingente extra de dez guardas municipais, do Serviço Extraordinário, para o ordenamento do trânsito e apoio aos blocos de Carnaval.

A equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) irá fazer operações conjuntas com a Polícia Civil e a Polícia Militar para patrulhamento preventivo nas imediações de prédios públicos municipais, nas praças e parques. O grupamento irá dar apoio na repressão à atividade de flanelinhas e aos delitos considerados menores.

Mobilidade Urbana

A estimativa é que cerca de 250 veículos de turismo, como ônibus e vans, cheguem à cidade entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. No entanto, muitos veículos ainda não solicitaram a autorização on-line, que deve ser realizada por meio do site da Prefeitura.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here