Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove reunião para discutir esquema de segurança no Carnaval 2019

0
78

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, promoveu nesta quarta-feira (13) uma reunião para discutir o esquema de segurança e mobilidade durante as festividades carnavalescas na cidade. O encontro aconteceu na sede da Guarda Municipal. Estiveram presentes a secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, a secretária de Urbanismo e Habitação, Liane Martins, o subsecretário de Esporte e Lazer, Thiago Costa, o comandante da 2ª Companhia do 25º Batalhão de Polícia Militar, Capitão Ortega, entre outros representantes governamentais e membros do comando da Guarda Municipal e Ambiental. Realizada tradicionalmente nos bairros e no Centro da cidade, a programação contará com shows, atrações culturais e desfile de blocos.

De acordo com a secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, a reunião teve como objetivo alinhar a atuação integrada entre Guarda Municipal e a Polícia Militar durante o Carnaval. “A articulação com a Polícia Militar é de fundamental importância para o nosso trabalho. Como em todos os grandes eventos realizados da cidade, nós buscamos a parceria e temos atuado de forma conjunta com a PM para garantir a segurança de todos os participantes. Essa é a nossa grande prioridade”, destacou.

Na ocasião, foram discutidos temas como a atuação conjunta; bases estratégicas; fechamento de ruas, especialmente nas vias principais e na Praia da Pitória; esquema de trânsito; desfile de blocos; fiscalização de comércio ambulante; deslocamento de efetivos; locais de maior concentração de foliões; sinalização viária e questões de cerimonial; entre outros assuntos. Uma das propostas apresentadas durante o encontro foi a instalação de uma tenda no Centro da cidade, que atuará como um centro integrado de referência, agregando as forças de segurança envolvidas nas festividades carnavalescas.

O novo comandante da 2ª Companhia sediada no município, Capitão Ortega, destacou a importância da reunião e do planejamento de ações. “Essa reunião é importante para podermos fazer um levantamento do que nós temos de aparato no momento, nos antecipar no sentido de captar mais recursos, passar uma perspectiva de como a Polícia Militar pode contribuir e também saber como será a atuação da Guarda Municipal. Vou levar essas informações e toda essa estrutura para o meu Batalhão e para os meus superiores para que possamos fazer um excelente planejamento. A segurança tem que ser pensada de uma forma integrada, em uma visão institucional, para atender a cidade como um todo e trazer a segurança às pessoas que vão frequentar o carnaval em São Pedro da Aldeia”, disse.

Também foram abordadas as estratégias educativas e formas de atuação dos agentes de fiscalização para a coibir som alto e poluição sonora. As operações terão como base o Decreto Municipal n° 106, de 12 de agosto de 2003, que trata sobre a proibição de alto-falante e outros dispositivos sonoros que estejam funcionando sem a prévia licença do Poder Público, sob pena de multa e apreensão.

Participaram da reunião o subsecretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, o chefe de Gabinete, Fernando Chaves, a representante do Governo e de Cerimonial, Adriana Gomes, o sargento Diogo, o comandante da Guarda Ambiental, Roselito Santos, o diretor de Fiscalização de Posturas, Edyr Pedro de Azevedo Jr., além do comandante e do subcomandante da Guarda Municipal, Maurício Lopes e Marcelo Jandre.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here