Profissionais da Educação fazem paralisação de 48 horas e ato em Cabo Frio

Os profissionais da Educação de Cabo Frio iniciaram uma paralisação de 48 horas na manhã desta terça-feira (16). Eles protestam na frente da Prefeitura.

A rede municipal de ensino possui 90 escolas e 6.193 servidores, mas ainda não há informações sobre a adesão ao movimento e sobre o funcionamento das unidades.

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, o Sepe Lagos, alega que a negociação da pendência de pagamentos com a prefeitura não está avançando. A decisão pela paralisação foi aprovada em assembléia.

“Na prefeitura , buscando nossos direitos . Tudo que conquistamos foi com luta e greves. Não tem arrego. O atual prefeito estava no Legislativo, portanto deveria saber da situação de Cabo Frio”, descrevem os profissionais.

Segundo o Sepe, faltam o retroativo da isonomia de professores, férias, insalubridade, triênios retroativos, reajustes de hora extra e resíduos de aposentados, entre outros benefícios. Os profissionais querem que o município defina as datas para que os pagamentos atrasados sejam feitos.

A categoria enviou à Secretaria de Educação um ofício solicitando explicações sobre os gastos da pasta e também mais uma audiência com prefeito e os secretários de Fazenda e Administração, além de uma reunião com a Comissão de Educação da Câmara Municipal. O objetivo é falar sobre concurso público e cargos comissionados.

A Secretaria de Educação nega que as negociações estejam paradas. Por meio de nota, o município disse que não reconhece a legitimidade do movimento em meio a negociações e que todas as exigências do sindicato foram cumpridas.

A Secretaria de Educação afirma também que não recebeu nenhuma contraproposta da categoria na última assembléia para negociação, realizada no dia 4 de outubro, após a proposta do município. Na nota, a prefeitura nota reitera que continua aberta a negociações com o Sepe e faz todo esforço para quitar suas dívidas com os servidores.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here