Programa em prol da saúde bucal infantil em São Pedro da Aldeia é selecionado para mostra estadual

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcará presença na I Mostra de Práticas de Saúde Bucal dos Municípios do Rio de Janeiro, a ser realizada no dia 13 de novembro. O Programa “Sorrindo e Respirando com Saúde”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, foi selecionado para apresentação durante o evento, que acontecerá no auditório do Conselho Regional de Odontologia-RJ. O projeto aldeense tem como objetivo oferecer tratamento odontológico na área de ortodontia removível e ortopedia funcional dos maxilares, com ênfase no tratamento da síndrome do respirador bucal, para crianças com idades entre 04 e 09 anos.

O coordenador de Saúde Bucal aldeense, Marconi Freire, falou sobre a iniciativa. “A mostra tem por finalidade discutir os projetos considerados pioneiros na área de saúde bucal nos municípios do Estado. Ao todo, 60 projetos foram inscritos e 14 selecionados. As crianças atendidas no ‘Programa Sorrindo e Respirando com Saúde’ são selecionadas por meio de triagem e encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas pelas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família”, explicou.

Realizado pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o programa aldeense busca identificar, prevenir e tratar deficiências respiratórias e hábitos viciosos oromiofuncionais em crianças, associados ao mau posicionamento dos dentes e dos maxilares, problema que afeta grande parcela da população infantil.

A I Mostra de Práticas de Saúde Bucal dos Municípios do Rio de Janeiro é uma parceria entre o Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) e a Área Técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro. O evento visa reunir experiências municipais ou regionais do serviço público, compartilhar práticas e inspirar gestores e trabalhadores para o fortalecimento da saúde bucal nos municípios fluminenses.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here