Projeto visa regulamentar acesso à informação pública em Búzios

0
41

O prefeito Alexandre Martins encaminhou à Câmara Municipal de Búzios o  Projeto de lei 06/2021, que trata da regulamentação do acesso à informação pública no município. O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde será analisado. 

A proposta cria o SIC (Sistema de Informação ao Cidadão), que funcionará na sede da Controladoria Geral do Município para o recebimento das solicitações de informação. O pedido deverá ser feito formalmente por meio físico ou virtual. 

Ainda conforme o projeto, sempre que possível a informação deverá ser fornecida ao solicitante de forma imediata. Quando não for possível, o prazo para a entrega da informação ou resposta de recusa é de 20 dias, prorrogáveis por 10 dias, mediante justificativa expressa. O serviço de busca e fornecimento da informação será gratuito, salvo custos de reprodução ou impressão de documentos. (Conheça o projeto https://sapl.armacaodosbuzios.rj.leg.br/materia/1374  )

Além de fornecer informações requeridas pelos cidadãos, a administração pública deverá publicar as informações de interesse coletivo (transparência ativa) no site da prefeitura, conforme previsto na Lei Federal nº 12.527/2011.

Os agentes públicos que não atenderem ao disposto na Lei de Acesso à Informação e sua regulamentação no município estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei Orgânica de Armação de Búzios.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here