Propostas do Cinturão de Monte Alto e reversão do Canal da Álcalis, em Arraial do Cabo, foram aprovadas

0
686

A pedido do prefeito Renatinho Vianna, o projeto de reversão do efluente do canal da Álcalis foi aprovado na última reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João. A proposta, que teve apoio da prefeita e do vice prefeito de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães e Leandro Coutinho, foi levada ao Grupo de Trabalho do Fundo de Recursos Hídricos e aprovada com aplausos.

O projeto consiste em uma obra que reverte o canal de efluentes da Álcalis e a criação de um campo de plantas aquáticas (wetland) para filtrar qualquer resíduo afim de não deixar chegar ao mar. Além disso, também foi aprovada a conclusão do cinturão de proteção da Lagoa de Araruama, na região de Monte Alto. A proposta do Cinturão e da construção da elevatória ficou em R$680 mil, a reversão do efluente da Estação de Tratamento de Esgoto e a construção dos wetland ficou em R$320 mil.

Até 20 de abril deste ano, após passar pela Câmara Técnica de Saneamento, e pela SEA-RJ, o Comitê aprovará a versão final do projeto. Depois da liberação do licenciamento pelo INEA, o recurso do FUNDRHI será repassado ao CILSJ para as devidas contratações.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here