Reunião define equipamentos que Cabo Frio receberá após vazamento de óleo

Uma reunião, na tarde desta quarta-feira (17) no Terminal de Transatlânticos, em Cabo Frio, envolvendo o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira e os secretários de Meio Ambiente Arraial do Cabo, Arildo Mendes, e de Armação dos Búzios, Hamber Carvalho, definiu os itens a serem sugeridos à Petrobras como doação, após o vazamento de óleo que atingiu as praias das três cidades. A sugestão de doação foi do Ministério Público Federal.

Serão solicitados uma embarcação do tipo Flex Boat SE 760, que pode ser usada em contenção de vazamentos e em patrulhamento da costa, equipamentos de proteção individual – EPI –, barreira de bóias para contenção de óleo, um drone e rádios VHF, para comunicação entre os municípios, além da capacitação para pronta-resposta em casos de vazamento, a ser ministrada aos agentes ambientais, guardas marítimos, canoístas, surfistas, velejadores, pescadores e voluntários da sociedade civil.

Um documento com todos os itens será elaborado pela Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio e entregue em conjunto pelos três municípios para a chancela do Ministério Público Federal.

“Temos que entender que esse vazamento serviu de alerta para os nossos municípios. Não foi o primeiro e nem será o último. Como a prerrogativa de estipular multa, nesse caso, é do Ibama, o Ministério Público sugeriu e a Petrobrás acatou essa doação aos municípios. Independente dessa doação, o MPF também moverá uma ação penal contra a Petrobras após a mensuração dos danos. Acreditamos que com esses equipamentos e com a capacitação, estaremos prontos para uma primeira ação de contenção até que as equipes do Ibama e da Petrobras cheguem ao local”, afirmou o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira.

Uma reunião, marcada para a quinta-feira (18) na sede do ICMBio em Arraial do Cabo, irá reunir novamente o MPF e os representantes dos municípios atingidos, para iniciar a ação penal contra a Petrobras.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here