Sábado terá Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica em Saquarema

0
42

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Defesa Civil, realizará neste sábado, dia 24, o primeiro Dia D da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica 2022. Dez postos de vacinação estarão abertos, das 09 às 16 horas para a imunização de cães e gatos.

A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir de 3 meses de idade. Fêmeas grávidas ou no cio não serão vacinadas (pois o estresse temporário da vacinação poderá ocasionar o aborto). Animais prostrados, com diarreia, com infestação de carrapatos ou pulgas ou bichos que estejam tomando antibióticos também não poderão receber o imunizante.

Vale ressaltar que os animais devem ser levados por pessoas maiores de 18 anos. Animais conduzidos por crianças não serão vacinados pelas equipes de saúde. Além disso, é obrigatório que os cachorros estejam com focinheiras e coleiras e os gatos sejam transportados em bolsas pet. Em caso de fuga, a Secretaria Municipal de Saúde não se responsabiliza por animais que não estiverem de acordo com as instruções informadas.

A raiva é uma doença incurável e fatal em 100% dos casos, que pode acometer qualquer animal mamífero, incluindo o ser humano. A vacina é a única prevenção para essa enfermidade, portanto, para evitar esse problema, não deixe de vacinar o seu pet.

Desde o início da campanha, em 16 de agosto, 5292 pets foram imunizados na cidade. A meta é superar a marca de 20 mil animais vacinados. Confira os postos de vacinação que estarão abertos neste sábado:  ESF Bicuíba, ESF Vilatur, ESF Barreira, ESF Rio Seco, ESF Rio Mole, ESF Mombaça, ESF Barra Nova, ESF Rio d’Areia, ESF Bonsucesso e ESF Água Branca.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here