São Pedro da Aldeia inaugura exposição sobre a história da Força Aeronaval nesta sexta-feira

0
78

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil inaugura a exposição “São Pedro da Aldeia Morada da Aviação Naval”. A mostra será aberta nesta sexta-feira (05), a partir das 9h, em celebração aos 200 anos da Independência e aos 106 da Aviação Naval. Os visitantes terão a oportunidade de conferir de perto maquetes, imagens e equipamentos utilizados nas operações e atividades militares, além de fazer um passeio histórico pelas origens da Marinha até a chegada da Base Aérea Naval ao município.

Mais de 30 artefatos, entre réplicas em miniatura de aeronaves, armamento, capacetes, trajes e ferramentas operacionais, estarão em exibição até o dia 31 de agosto, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. A exposição inclui ainda painéis fotográficos, que contam a história de consolidação da Marinha Imperial, a evolução das Forças Aeronavais e a chegada da Base Militar a São Pedro da Aldeia, desde a sua instalação na cidade na década de 60 até os dias atuais.

O Comandante da Força Aeronaval, Contra-almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, destacou os objetivos do evento. “A proposta é apresentar à população atual de São Pedro da Aldeia como era antes da chegada do Complexo Aeronaval e a evolução até os dias de hoje. Devido a parcerias realizadas com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, surgiu a oportunidade, em comemoração aos 106 da Aviação Naval, de realizarmos essa exposição para contar um pouco da história desta cidade que acolheu carinhosamente a Aviação Naval e hoje é nossa Morada da Aviação”, declarou.
A última semana de exposição vai contar com ciclo de palestras e oficinas educativas gratuitas. Para o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a mostra é uma excelente oportunidade para que os moradores e turistas conheçam a história, o funcionamento e as organizações militares que compõem a Força Aeronaval. “A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia é a única do seu tipo no país. É a sede da Força Aeronaval da Marinha do Brasil, que exerce um papel fundamental na defesa nacional. A exposição será uma excelente oportunidade de aproximar a Marinha, na figura da Aviação Naval, da nossa população, mostrando a importância do trabalho realizado por todos os militares”, disse.


A diretora municipal de Cultura, Giselle Lima, enalteceu a iniciativa. “A Base Aérea, há muitos anos, já faz parte da vida e da rotina dos aldeenses, influenciando nossa cultura e a ocupação populacional. Agora, qualquer visitante vai poder conhecer de perto detalhes, curiosidades e embarcar em uma viagem pela história da independência do Brasil e da Aviação Naval”, ressaltou.
A visitação gratuita poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Casa da Cultura fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255 – Centro.

Museu da Aviação Naval
Em São Pedro da Aldeia, os moradores e turistas também podem sentir o gostinho de sobrevoar os céus fazendo uma visita ao único Museu da Aviação Naval do Brasil. O espaço fica localizado na Base Aérea Naval, na Rua Comandante Ituriel, no bairro Fluminense. Os visitantes podem conferir um acervo diversificado com inúmeras maquetes, equipamentos, documentos históricos, fotos e manuais do complexo da Força Aeronaval, além de aeronaves originais e réplicas. O Museu busca resgatar e preservar a memória da aviação na Marinha, divulgando a história da Aviação Naval para toda a sociedade civil. As visitas devem ser agendadas previamente.
São Pedro da Aldeia também abriga o único Museu da Aviação Naval do Brasil
Foto:
 Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here