Saquarema ganha Secretaria para zelar pelos direitos e bem-estar dos animais 

Tomou posse nesta quarta-feira, 04/01, na Prefeitura de Saquarema, a Secretária da recém-criada Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais. A vereadora Adriana Maria da Conceição Pereira, conhecida como Adriana de Vander, assumiu a nova pasta com um grande desafio: promover o bem estar aos animais da cidade, além de criar e gerenciar políticas públicas voltadas aos pets do município.

Conforme a Lei Complementar n° 86, de 15 de dezembro de 2022, a nova Secretaria terá como atribuição assegurar e proteger a vida e preservar o bem-estar dos animais, promovendo o estímulo à conscientização para a guarda responsável, bem como prevenir e combater os maus-tratos e toda forma de violência, atos de crueldade e negligência, eventualmente praticadas no âmbito do município de Saquarema.

“Zelar pela qualidade de vida dos animais nos faz mais humanos. É, também, um exemplo às nossas crianças, além de prova de civilidade e reconhecimento pelo companheirismo, devoção e muitas vezes até pelo trabalho que os animais nos dedicam e realizam. Assim, criar uma Secretaria dos Direitos dos Animais também faz parte da nossa forma de educar e de mostrarmos a importância da valorização da vida em todas as suas formas”, comentou a Prefeita de Saquarema, Manoela Peres.

Em seus quadros, Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais contará com um Assessor Especial de Gabinete, o Diretor de Clínica Veterinária, Coordenadores de Atenção aos Animais e Assessores de Procedimentos Administrativos.

“Juntos, com outras secretarias da Prefeitura, setores da sociedade e grupos de protetores dos animais, vamos trabalhar em prol do bem estar animal. O Município possui vários projetos que colocaremos em prática para dar mais qualidade de vida aos pets da nossa cidade”, informou a Secretária Municipal dos Direitos dos Animais, Adriana de Vander.

“Agradeço a todos os envolvidos e, também, à Prefeita Manoela, pela criação desta importante secretaria. Que consigamos fazer um trabalho justo e eficaz em defesa de todos os animais de Saquarema”, comemorou a Presidente da Associação de Protetores e Apoiadores da Causa Animal de Saquarema (APACAS), Andrea Soriano.

Com a criação da nova Secretaria, a Clínica Veterinária Municipal, que funciona em Sampaio Corrêa, passará a ser administrada pela Secretaria dos Direitos dos Animais. Em 2022, a unidade realizou 7.234 atendimentos entre vacinação, castração, medicação, emergências, dentre outros. Além da clínica, o projeto do novo Hospital Animal também será abarcado pela nova secretaria. O terreno onde será erguido o prédio já foi adquirido pela Prefeitura, no bairro Verde Vale, e a obra está entrando em fase de licitação.

Na Região dos Lagos, Saquarema é o primeiro município a criar uma Secretaria para cuidar exclusivamente da causa animal. Outras cidades no estado também possuem secretarias ou subsecretarias voltadas para o tema, como os municípios de Macaé, Belford Roxo e a capital, Rio de Janeiro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here