Saquarema realiza ‘Dia D’ de Prevenção ao Tabagismo, Tuberculose e Hanseníase

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima quarta-feira, dia 29 de agosto, o Dia D de Prevenção ao Tabagismo, Tuberculose e Hanseníase. Das 10 às 16 horas, técnicos da Secretaria de Saúde estarão na Praça Santo Antônio, no Centro de Bacaxá, para prestar diversos serviços gratuitos à população.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no dia 29, foi criado com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro e visa encorajar os usuários a deixarem fumo. Essa é uma das iniciativas usadas para chamar atenção da sociedade para os efeitos negativos que fumar traz à saúde de todos os seres vivos.

Além disso, outra ação que terá destaque é a Campanha de Combate à Tuberculose. A doença, que é conhecida por afetar o mundo inteiro, é causada pelo popularmente conhecido bacilo de Koch. Ela afeta principalmente os pulmões, mas pode também acometer outros órgãos, como os rins, sistema nervoso, pele, ossos, articulações, ovários e gânglios.

Encerrando a programação de conscientizações, haverá uma campanha para a Hanseníase. Conhecida também como Lepra, é uma doença infecciosa e contagiosa, não sendo hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. A doença costuma evoluir lentamente e pode levar até 20 anos para desenvolver sinais da infecção. O tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a ação, a população presente terá acesso a serviços e exames gratuitos de aferição de pressão arterial; orientação e agendamento em programas de saúde; distribuição de material informativo, educativo e preservativos, orientação nutricional, além de exposições de dança e aulões de capoeira.

Em Saquarema, a população pode tirar dúvidas e obter mais informações sobre Tuberculose, Hanseníase e IST’s na Casa Amarela, em Bacaxá. O endereço é Rua Adolfo Bravo, 38, ao lado do CAPS e da UNIMED. Já o Programa Municipal de Tabagismo funciona no CAMIS, na Rua Frutuoso de Oliveira, s/n°, atrás da Prefeitura.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here