Saúde de Cabo Frio divulga relação de postos de vacinação contra a Influenza

A Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Cabo Frio divulgou a relação das unidades de saúde que vão servir como postos da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. No país, a ação começa nesta segunda-feira (dia 23), e vai até o dia 1º de junho. Em Cabo Frio, no entanto, a imunização só começa na terça-feira (dia 24), por conta do feriado estadual de São Jorge no dia 23.

A meta do Ministério da Saúde para este ano é vacinar 90% do público-alvo, que no município representa 46.966 pessoas. Para isto, 26 unidades de saúde estarão à disposição da população para a vacinação durante o período da campanha. O Ministério da Saúde marcou para 12 de maio, um sábado, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação.

Os grupos prioritários para receber a dose são crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães que deram à luz há menos de 45 dias), idosos, profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas com prescrição médica (especificando qual doença que lhe confere o direito à vacina), povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumpram medida socioeducativa.

Anualmente, a vacina contra a influenza é adaptada conforme os tipos de vírus que mais circularam no ano anterior. Após autorização da Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunológico começa a ser produzido e entregue nas unidades de saúde. Este processo dura, em média, seis meses. Para este ano, a dose protege contra três tipos de vírus da gripe, que são influenza A/H1N1, influenza A/H3N2 e influenza B/Thuket.

A relação dos postos de vacinação em Cabo Frio é a seguinte:

Centro de Saúde Oswaldo Cruz (Braga)
ESF Angelim
ESF Boca do Mato
ESF Florestinha
ESF Gamboa
ESF Guarani
ESF Jacaré
ESF Jardim Caiçara
ESF Jardim Nautilus
ESF Jardim Peró
ESF Manoel Corrêa
ESF Maria Joaquina
ESF Monte Alegre
ESF Nova Califórnia
ESF Peró
ESF Praia do Siqueira
ESF São Jacinto
ESF Tangará
ESF Vila do Ar
ESF Vila do Sol
ESF Vila Nova
Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (Jardim Esperança)
PAM de Santo Antônio
PS Itajuru
PS Unamar
UBS Praia do Siqueira

Transmissão do vírus

O Ministério da Saúde informa que a transmissão do vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

O Ministério da Saúde orienta à população a adotar cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here