Secretaria de Educação promove evento sobre a história de Cabo Frio

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, por meio da Coordenação de Formação Continuada e em parceria com o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), promove nos dias 8 e 9 de novembro o evento “História, Memória e Patrimônio”. O objetivo do encontro é levantar reflexões sobre a fundação de Cabo Frio, com abordagens de temas relacionados à história e memória da cidade, patrimônio cultural, Educação Patrimonial e Museal.

A formação é voltada para os professores da Rede Municipal e ao público em geral. Para se inscrever, o interessado deve enviar nome, telefone, e-mail e escola/rede de ensino (quando houver) por meio do formulário disponível neste link. O Mart fica no Largo de Santo Antônio, no Centro. Confira abaixo a programação completa do evento “História, Memória e Patrimônio”:

08/11, 18h às 20h no Mart

– A produção da riqueza e o desenvolvimento econômico e social do município de Cabo Frio – 1940/1960 – Prof.ª Doutorando João Henrique de Oliveira Cristóvão

A comunicação pretende refletir o sobre o processo de desenvolvimento econômico do município de Cabo Frio a partir de 1940, buscando identificar qual o papel assumido pelos diferentes personagens ao longo desse período.
– O MART, um museu para preservar o Convento – Prof.ª Ms. Flavia Maria Franchini Ribeiro.

O Convento de Nossa Senhora dos Anjos foi construído no final do século XVII e abrigou os frades franciscanos até 1872. Desocupado, sofreu com o abandono, sendo alvo de vândalos e da ação da natureza até ser tombado pelo antigo Sphan, hoje o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No intuito de preservar definitivamente o edifício, era criado em 1968 o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, o MART.

– Bairro da Passagem e suas tradições – Pesquisadora e Secretaria Municipal de Cultura Meri Damaceno.

A comunicação visa mostrar quais as tradições existem no Bairro da Passagem e como se manifestam.

09/11, 18h às 20h no Mart

– Liras e Jagunços no futebol: a rivalidade de Tamoios é Lusitano nos anos de 1920 – Prof.ª Dr. José Francisco de Moura.

A palestra pretende abordar as rivalidades políticas e geográficas na cidade de Cabo Frio nos anos de 1920 através da rivalidade clubística enfatizando o perfil social das duas torcidas.

– Patrimônio no mundo contemporâneo: um olhar para além do artístico e histórico – Prof.ª Ms. Ivo Matos Barreto Júnior

Partindo do início da noção de patrimônio no Brasil, apoiado na ideia de patrimônio nacional, o debate avança até alcançar as transformações do mundo contemporâneo, debatendo as lacunas deste processo. Por consequência, busca-se o debate sobre os desafios e possibilidades de se trabalhar o patrimônio cultural hoje, admitindo necessariamente uma perspectiva mais inclusiva, dialógica e menos idealizada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here