Série Jovens Pianistas retorna neste sábado em Cabo Frio 

0
99

Cabo Frio vai receber mais uma edição da Série Jovens Pianistas, que acontece na Casa de Cultura José de Dome (Charitas), no próximo sábado (6), a partir das 19h. Este será o sexto concerto da temporada 2022, da série que foi criada em setembro de 2002 pelo diretor artístico Hasenclever da Silva Oliveira.

O pianista mineiro radicado nos Estados Unidos Alessandro Fonseca será a atração desta, que é a 97ª edição do recital. No repertório, o artista vai tocar clássicos de Franz Liszt, Claude Debussy, Sergei Rachmaninoff e Frédéric Chopin.

Todas as apresentações da série são gratuitas e têm o objetivo de formar novas plateias, divulgar a música clássica e proporcionar oportunidades aos jovens pianistas de talento em início de carreira. No local haverá uma caixa de contribuição voluntária que será repassada integralmente ao artista.

O evento conta com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Os concertos também contam com o apoio cultural do Restaurante Torres Gêmeas; Hotel La Brise; Grupo Pró-Ser; Jornal Ponto de Vista, Igreja Batista do Braga e do afinador de pianos Bruno Buzzacchi.

ALESSANDRO FONSECA

Alessandro iniciou seus estudos em Campo Belo (MG), com Gil Eliazar Massote. Posteriormente, fez a graduação sob a orientação da Drª Miriam Bastos. Fez Mestrado e Doutorado sob a tutela do Dr Alexandre Dossin e Dr David Riley, na University of Oregon, onde obteve bolsa integral e prêmio de Melhor Aluno do Departamento de Teclas, em 2017.

Doutor em Música, Piano e Performance, pela University of Oregon, Alessandro Fonseca foi premiado em diversos concursos nacionais e internacionais, entre eles o Medici International Music Competition e o Red Maple Music Competition, ambos na categoria Piano Profissional.

Recentemente solou no concerto de Khachaturian com a UO Orchestra e foi convidado a ser solista em futuras temporadas de orquestras na Flórida. Em novembro, vai participar do Concerto nº 5 (Imperador) de Beethoven com a DSC Orchestra, em Daytona Beach, Flórida.

Alessandro é professor adjunto de piano e também pianista colaborador da Daytona State College, e atualmente reside nos Estados Unidos. Como pianista colaborador, trabalha ativamente em colaboração com inúmeros instrumentistas e cantores na região onde reside.

Participou de inúmeros festivais, a se destacar alguns pela American Liszt Society, e o prestigiado Liszt & Russia, em Los Angeles, onde foi selecionado como performer, junto a outros pianistas, para executar a integral dos Estudos Transcendentais de S. Lyapunov.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here