Serpente Jararacuçu é encontrada em Itaúna, em Saquarema

0
236

Agentes da Guarda Ambiental foram acionados para realizar a captura de uma serpente em uma residência no bairro de Itaúna. No local, foi constatado que se tratava da espécie conhecida como Jararacuçu. O animal foi capturado e reinserido em seu habitat natural.

Esta espécie é uma das mais venenosas do país e pode alcançar até 2,2 metros de comprimento, com presas que podem medir até 2,5 cm, sendo assim, a maior produtora e inoculadora de peçonha, ocasionando acidentes graves.

Os agentes destacam que essa espécie é ativa principalmente à noite e que é raro serem avistadas em razão de sua camuflagem. Estas serpentes também possuem grande importância médica, sendo extraído do seu veneno substâncias utilizadas em remédios, especialmente, os medicamentos de controle de pressão arterial.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta sobre a importância de não manipular animais silvestres. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone (22) 99279-0540 ou do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here