Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (17) em Araruama pela Operação Luz da Infância 2, do Ministério Extraordinário da Segurança Pública. A ação acontece em 24 estados e no Distrito Federal.
De acordo com a Polícia Civil, no computador do homem foram encontrados vídeos com conteúdo sexual de crianças e adolescentes. O material foi achado durante o cumprimento do mandado de busca e preensão expedido pela Justiça. Ele foi preso em casa, no Condomínio II e levado para a 118ª Delegacia de Polícia.
Cerca de 2,6 mil policiais civis estão cumprindo mais de 500 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Quem for pego com posse dessas mídias é preso em flagrante. A operação é considerada uma das maiores ações de combate à pornografia infantil.
Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva.
No RJ, um homem foi pego no Maracanã, na Zona Norte do Rio. Agentes encontraram imagens de crianças no computador dele. Entre os materiais apreendidos havia bonecos infantis. São 65 mandados a cumprir no Estado.
Em SP, agentes cumprem cerca de 160 mandados. Até as 8h, 10 pessoas haviam sido detidas.
112 presos em 2017
No ano passado, uma etapa da operação prendeu 112 pessoas. O foco da operação foi o compartilhamento de fotos pela internet.
Entre o material apreendido havia vídeos de bebês sendo molestados e uma cartilha com orientações de como segurar crianças.