Detran Presente desta sexta-feira vai conscientizar moradores de Cabo Frio para minimizar os acidentes na região

O Detran Presente vai estar amarelo em Cabo Frio nesta sexta-feira (11.05). No mês que completa um ano de ação, o mutirão também vai entrar na causa do movimento Maio Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os altos índice de acidentes e mortes no trânsito. O Detran montará a sua estrutura no ginásio poliesportivo Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança e fará atendimento para todos os moradores da região das 9h às 16h, com mais de 150 funcionários à disposição.

Além dos inúmeros serviços, os técnicos do Detran vão distribuir materiais informativos sobre prevenção de acidentes e atitudes conscientes no trânsito, além de laços amarelos. Esta será a 63ª edição do Detran Presente, que, em um ano, já realizou 103.617 atendimentos. Será a segunda vez que o mutirão vai a Cabo Frio. Na primeira, em julho de 2017, foram realizados 3.557 atendimentos, recorde de ações até agora no mutirão.

Cabo Frio é a 17ª cidade com mais acidentes e vítimas no estado do Rio de Janeiro. Em 2017, foram 195 acidentes no município, com 259 feridos e 25 mortes.

No entanto, o número de acidentes teve uma queda de 26,69% em Cabo Frio. Em 2016, foram 266 colisões, com 358 feridos e 30 mortes. Em 2017, a rodovia RJ 106 Amaral Peixoto foi o local mais perigoso da cidade, com 49 acidentes. Em seguida, neste mesmo ranking, aparecem: RJ 140 – Marcio Correia (14), Avenida Teixeira e Souza (14), Estrada Velha de Búzios (14), Avenida Wilson Mendes (9).

No Estado, número de acidentes cai, mas de mortes aumenta

Nos últimos anos, o número de acidente está em queda no estado do Rio de Janeiro. Em 2016, foram 26.404 acidentes com vítimas. Em 2017, houve uma queda de 22,2%, com 20.535 acidentes, uma média de 1.711 acidentes por mês. O número total de vítimas também caiu de 38.266 para 31.006, 19%. Também houve queda (20,5%) na quantidade de pessoas feridas: 36.364 para 28.885.

No entanto, o número de mortes no local dos acidentes aumentou 11,5%. Este crescimento comprova que os acidentes estão mais violentos e a imprudência dos motoristas maior. Em 2016, 1.902 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito, enquanto em 2017 foram 2.121 mortes, uma média de 177 por mês.

Agendamentos aberto para a edição de Cabo Frio

Os agendamentos para a edição de Cabo Frio já estão abertos e podem ser feitos no site do Detran – www.detran.rj.gov.br – ou pelo teleatendimento 0800-0204040.

O Detran Presente vai oferecer todos os serviços do órgão, como emissão de primeira e segunda via de carteiras de identidade, renovação da Carteira Nacional de Habilitação, vistoria anual dos veículos, licenciamento anual sem vistoria e abertura de recursos contra multas e processo de suspensão. Durante o evento, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento. Confira a lista completa dos serviços que serão oferecidos no www.detran.rj.gov.br.

Alguns serviços, como vistoria veicular, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação, precisam ser marcados previamente. Outros – como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço – não necessitam de agendamento.

Emissão de habilitação gratuita em casos de furto/roubo

Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas emitirem a segunda via gratuitamente. Para o pedido, é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.

Com essa comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem agendar o atendimento. Basta levar a documentação ao local e pedir a segunda via. Também é necessário levar a cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.

Mais de 103 mil atendimentos em menos de um ano

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão.

O mutirão começou a ser realizado em 2017 e já passou por 29 cidades, em 62 edições, onde foram realizados 103.104 atendimentos.

O Detran Presente foi realizado em Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré, Francisco Bicalho, Aterro do Flamengo, Barra da Tijuca, Praça Mauá, Central do Brasil e Rio Comprido), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo, Niterói, Volta Redonda, Carmo, Sapucaia, Resende, Barra Mansa, Nova Friburgo, Bom Jesus do Itapaboana, Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Macaé, Mesquita, Miguel Pereira, Duas Barras, Santo Antônio de Pádua e Mangaratiba.

Maio Amarelo – Nós somos o trânsito

O movimento Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, e é realizado há cinco anos em 27 países dos cinco continentes. Diversas ações coordenadas entre o poder público e sociedade civil acontecem em todo o país e colocam em pauta o tema da segurança no trânsito.

Este ano o tema da campanha é “Nós somos o trânsito”. A meta é mostrar que o trânsito é muito mais do que veículos, barulho e congestionamento. O trânsito é feito de pessoas. E são essas pessoas que cometem imprudências e que também são as vítimas dos acidentes.

DETRAN PRESENTE CABO FRIO

Data: 11 de maio (sexta-feira)

Horário: das 9h às 16h

Local: Ginásio Poliesportivo Vivaldo Barreto – Estrado dos Búzios – Jardim Esperança – Cabo Frio

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here